A Sun Microsystems anunciou que pretende alargar substancialmente o seu portfólio Linux durante este ano, nomeadamente com o lançamento de uma versão da suite de software de servidor Java.



A empresa está a preparar para meados de 2004 uma versão do seu Java Enterprise System - um conjunto de produtos de software de servidor Java - para servidores Linux baseado nos processadores Xeon da Intel ou Opteron da AMD, afirmou Simon Phipps, da Sun, citado pela News.com.



Lançado no final do ano passado, o Java Enterprise System é o pilar central da táctica da fabricante para ganhar terreno no mercado Java, apresentando um plano de preços abaixo de 100 dólares por utilizador, ao ano.



Segundo o anunciado esta semana durante a conferência LinuxWorld em Nova Iorque, a Sun dedicará o primeiro trimestre de 2004 à criação de edições Linux de todos as suas ferramentas de desenvolvimento Java, uma tarefa que espera completar até ao final do ano. As versões Linux dos seus computadores desktop SunRay estão igualmente em desenvolvimento.



A adição de versões Linux aos produtos Sun, que actualmente correm o sistema operativo próprio Solaris, faz parte da estratégia da fabricante em dar aos seus clientes a possibilidade de escolha entre hardware ou servidores Unix baseados na arquitectura x86 que corram Linux.



O outro componente importante do software Linux da Sun é o seu Java Desktop System, apresentado em Dezembro. O Java Desktop System, que a Sun está a vender a 100 dólares por funcionário - ou a 50 por colaborador para clientes Java Enterprise System -, é um conjunto de aplicações open-source destinadas a clientes empresariais que procuram uma alternativa ao Windows e ao Office da Microsoft.



Notícias Relacionadas:

2004-01-22 - IBM reforça aposta nos sistemas Linux para servidores com processadores Power