A Sun informou esta semana os membros da plataforma Eclipse que não pretende juntar-se ao projecto, após a sua separação formal do fundador IBM. A decisão reitera a intenção da Sun em manter-se a trabalhar na sua própria plataforma de ferramentas de desenvolvimento java, responsável pela base de todos os produtos que tem no mercado.




A intenção da empresa foi expressa poucos dias antes da data marcada pelos membros do Eclipse para anunciar a independência do projecto relativamente à IBM, que em 2001 assumiu o papel de fundador. Esta separação é vista como oportunidade para a plataforma se tornar mais forte recolhendo outros apoios da indústria, impossíveis com a ligação à IBM durante a qual, ainda assim, recolheu 50 apoios.




A Eclipse permite aos programadores misturar e juntar diferentes tipos de ferramentas numa única aplicação de programação. A processo é idêntico no NetBeans, da Sun, que conta com menos suporte por parte da indústria. Antes das duas iniciativas era praticamente impossível fazer funcionar em conjunto algumas das ferramentas java, impossibilitando o seu funcionamento em alguns sistemas operativos e garantindo às empresas uma maior capacidade competitiva, face ao grande concorrente Microsoft.




Para além de não querer abrir mão dos investimentos já efectuados no NetBeans, a Sun explica na carta que receia não existir na prática um afastamento da IBM, que poderá manter a sua influência no projecto continuando a garantir a presença dos seus empregados na maioria dos projectos em curso.




A Sun apela novamente aos membros do Eclipse para que aceitem participações de empresas que não façam formalmente parte do grupo open source e interroga-se sobre a capacidade deste atender às questões comerciais, em vez de olhar apenas para tecnologia enquanto tecnologia. São também apontadas algumas diferenças fundamentais entre os caminhos que ambos os projectos tomaram.




A Sun faz ainda um convite aos membros do Eclipse para se juntaram ao fórum oficial de normalização java, o Java Community Process, onde assume papel central.





Notícias Relacionadas:

2004-01-08 - Empresas de software juntam-se para tornar mais fácil a utilização das ferramentas Java

2003-07-15 - Organização open source desenvolve concorrente do Microsoft Exchange


2001-11-05 - IBM coloca em domínio público software no valor de 40 milhões de dólares

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.