A SuSE Linux iniciou a distribuição de uma versão gratuita do SuSE Linux lançado em Outubro. Para ter acesso à versão gratuita os utilizadores poderão fazer o seu download através da Internet ou hard drive, não sendo possível criar CDs de instalação, segundo informação da companhia. Comparativamente à versão paga, esta versão gratuita conta com alguns pacotes de software a menos que por questões relacionadas com a licença não estão disponíveis para download.



Ainda esta semana a SuSE pretende também fazer um upgrade à sua suite para o segmento corporate do mercado, onde está presente com o SuSE Linux Enterprise Server (SLES). O Service Pack 3 do SLES inclui uma versão recente do kernel e suporte da IBM para os novos servidores Blade. Este produto não estará disponível em versão gratuita e a introdução de novas funcionalidades está prometida, mas apenas avançará depois de serrem realizados mais alguns testes, noticia a C|Net.



Entre as novas funcionalidades previstas para o SLES contam-se a inclusão de um multipath input-output mais poderoso que permita a utilização de sistemas redundantes em caso de falha de hardware. Estas somam-se à encriptação por hardware, sistemas de storage com Fibre Channel e suporte para servidores com até 64 processadores Itanium da Intel.



Notícias Relacionadas:

2003-08-01 - Sun anuncia nova parceria com a SuSE para o Linux

2002-03-28 - IBM e SuSE Linux formam aliança e apostam no Linux empresarial