A Symantec apresentou esta manhã a nova versão do Norton 360 All-in-One, o produto de topo na sua oferta de soluções de segurança para o mercado de consumo, que ganha novas funcionalidades e reduz a interferência no funcionamento do sistema.



A integração com o smartphone e a possibilidade de guardar os dados do PC remotamente na nuvem são dois dos principais destaques da nova versão do produto. Esta possibilidade permite que o utilizador armazene todos os dados remotamente e lhes aceda a partir de qualquer ligação à Internet. Remotamente tem uma vista esquematizada das diversas pastas que arrumam os dados guardados a partir do PC. Uma das formas a que é possível aceder aos dados remotos é via telemóvel. A partir do browser e no caso do Android e iPhone a partir de aplicações próprias que já estão disponíveis nas respectivas lojas.



Por esta via o utilizador pode chegar às aplicações guardadas remotamente com o Norton 360 ou com o Norton Online Back Up, produto só dedicado à função de cópia e armazenamento dos dados na nuvem. Este Norton Tiki está ainda em versão beta. Na versão final, que deverá estar disponível em breve deve alargar o leque de plataformas para as quais está optimizado.



Os dados guardados na nuvem podem ser descarregados ou enviados por email usando um link, que o destinatário da mensagem poderá usar durante um número pré-determinado de dias.



No que se refere à redução da interferência com o sistema, o Norton 360 introduz um mecanismo para diminuir ou intercalar as aplicações de arranque, com o Smart Start-up Manager que, segundo a empresa, pode melhorar até 41 por cento o tempo de arranque das máquinas (testes realizados pela Passmark&sup6 em sistemas com Windows 7).



A oferta de segurança da Symantec para o consumo completa-se como o Norton Internet Security e com o Norton Antivírus, ambos actualizados em Setembro do ano passado com novas versões.

A mais recente novidade, a versão 4.0 do Norton 360, está disponível para Windows XP, Vista e 7 e custa 89,99 euros, com 2 GB para armazenamento online. A empresa também comercializa uma versão que estende o espaço de armazenamento disponível para 25 GB que custa mais 10 euros. Ambas podem ser usadas por até três utilizadores.