A Symantec acaba de anunciar que se prepara para lançar no mercado uma nova linha de antivírus para PDAs. Estes produtos permitirão proteger aparelhos equipados com sistema operativo Palm - e pocket PCs da Microsoft - contra vírus, worms e outros códigos maliciosos.

A juntar a isto, a empresa de segurança informática oferece o LiveUpdate - que possibilitará aos seus utilizadores a possibilidade de download de aplicações de segurança a partir da web directamente para as suas máquinas. Complementando a sua oferta, a Symantec irá também colocar à venda a mais recente actualização da sua conhecida aplicação antivírus Norton.

No que diz respeito à primeira linha de produtos, a Symantec AntiVirus for Handhelds, proporcionará aos seus utilizadores possibilidade de scanning em tempo real e on demand através da aplicação Auto-Protect, que correrá de forma contínua e sem restrições todo o background da máquina. O Auto-Protect detectará então os eventuais vírus enquanto estiverem a ser efectuados downloads e enquanto os anexos dos emails estiverem a ser recebidos. Esta aplicação começará a correr também quando um programa malicioso se tentar executar. Os scans automáticos, por sua vez, serão activados após a inserção de cartões de expansão e sincronizações efectuadas nos PDAs. Quanto aos scans on demand, como o nome indica, iniciar-se-ão apenas quando o utlizador assim o decidir.

Quanto ao LiveUpdate permitirá aos clientes da Symantec fazer download automático das actualizações dos vírus para o seu desktop e posteriormente transferi-las para o PDA. Este produto será também disponibilizado numa versão wireless, uma nova aplicação que permitirá aos utilizadores aceder a definições de vírus específicas para cada aparelho e ainda a actualizações de produtos através de ligações sem fios.

Para complementar a sua oferta a Symantec anunciou também que vai lançar uma nova versão do conhecido antivírus Norton, que a companhia afirma utilizará a tecnologia mais avançada de forma a fazer face às crescentes ameaças à segurança informática a nível mundial. Esta aplicação irá permitir a realização de scans a programas nos computadores dos utilizadores que podem esconder intenções destrutivas, de espionagem de dados pessoais ou ainda de estudo dos hábitos de navegação na Internet do utilizador.

Para prevenir todas estas situações o Norton 2004 irá identificar e bloquear estas ameaças precisamente na mesma altura em que estas cheguem ao sistema, detectando-as durante os scans a emails e anexos de serviços de mensagens instantâneas ou ainda durante scans automáticos ou requisitados. Este e todos os restantes produtos vão estar disponíveis no mercado norte-americano a partir de meados de Setembro, anunciou a Symantec.

Notícias Relacionadas:
2003-05-17 - Symantec com nova solução de identificação e avaliação de vulnerabilidades

2002-10-15 - Symantec actualiza Norton SystemWorks com ferramentas Web e maior protecção anti-vírus