A empresa espanhola bq vai lançar em simultâneo nos mercados português e espanhol o bq Magallanes, um tablet que representa uma evolução relativamente à gama de sete polegadas que a marca já tem, mas que se destaca pelo suporte a conexões 3G. O dia de Natal, 25 de dezembro, é a data oficial de lançamento e o preço está estabelecido em 199 euros.

O Magallanes tem um ecrã IPS de sete polegadas com uma resolução de 1280x800 pixéis, uma densidade semelhante à do Nexus 7. À vista desarmada o tablet da bq, em termos de aspeto, também se assemelha bastante ao dispositivo construído em parceria pela Google e pela Asus. Visualmente a grande diferença está na parte de trás que não é rugosa mas sim lisa, ainda que a unidade que tenha sido vista fosse de testes, podendo a vir sofrer algumas alterações.

O processador é de dois núcleos Cortex A9 a 1Ghz enquanto a unidade de processamento gráfico é a Series5 SGX, que suporta reprodução de vídeo Full HD - os dois chips são sustentados por 1GB de memória RAM e 16GB de armazenamento interno.



[caption]bq magallanes[/caption]

A bq decidiu reforçar a componente multimédia do Magallanes ao incluir dois sensores fotográficos, um dianteiro com dois megapixéis e um na parte de trás com cinco megapixéis. O tablet vem ainda com uma assinatura mensal gratuita do programa de mapas e navegação Route 66.

O responsável da bq não soube precisar qual a versão do Android que vai equipar o tablet, pois o modelo que rodou pelos membros da imprensa na sala, apesar de estar equipado com Android Ice Cream Sandwich, era um produto de testes não finalizado. Até à chegada ao mercado o Magallanes pode evoluir para Jelly Bean 4.1.



[caption]bq magallanes 1[/caption]

Confrontado com a realidade de em Portugal haver uma gama de computadores com o nome Magalhães, Rodrigo del Prado não se mostrou preocupado e mostrou-se confiante em como a questão de lançar um equipamento "homónimo" não será um problema.



[caption]bq magallanes 2[/caption]

Para português ver

Na apresentação em Madrid onde também foi apresentado o bq Curie, a empresa espanhola revelou ainda uma outra novidade, desta vez na gama dos e-readers. O Cervantes Touch Light é um leitor digital mas que dá a possibilidade de o utilizador ter retroiluminação no texto, à semelhança do modelo norte-americano Nook Simple Touch with GlowLight.

O e-reader vai ter para já um lançamento em exclusivo no mercado espanhol, devido à carteira de conteúdos que é preciso ter para lançar um dispositivo deste género, e que a bq não possui em Portugal. Em Espanha, através de um serviço online da FNAC e da parceria com a editora Libranda, vão existir alguns livros disponíveis em português, ainda que Rodrigo del Prado, vice-presidente para os produtos da bq, admita que estes sejam raros.



[caption]bq cervantes touch light[/caption]

Mas isso não inviabiliza que um utilizador luso compre o e-reader, pois este suporta ebooks em .pdf e .epub, que podem ser carregados no Cervantes Touch Light através de uma ligação USB.

O e-reader vem equipado com um ecrã de seis polegadas com tecnologia de tinta digital e-ink Pearl, numa resolução de 1024x758 pixéis. A cor do ecrã pode ser regulada em 16 níveis diferentes de tonalidades cinzentas. O dispositivo suporta ainda ligações Wi-Fi e vem equipado com um navegador nativo. Em Espanha será vendido por 139 euros.



[caption]bq cervantes touch light 2[/caption]

Em termos de funções de e-reader, é possível aumentar a letra até oito tamanhos diferentes, mudar até cinco fontes de letras, alterar o espaçamento entre frases e aumentar ou diminuir as margens do livro digital.



[caption]bq cervantes touch light 3[/caption]

Só mais uma pequena coisa..

A empresa prometeu "surpresas" para 2013 a nível das gamas de produtos nas quais já trabalha. Além de novos tablets e e-readers, os responsáveis deixaram no ar a possibilidade de a bq lançar no mercado um smartphone que está neste momento em fase de estudo.

A empresa anunciou ainda que no próximo ano vai haver uma mudança no sistema de suporte da empresa aos clientes, passando todo o apoio a estar concentrado numa mesma plataforma na qual a bq está a trabalhar, e que ficará acessível através de uma página Web.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico