A Dell começa a vender o seu novo tablet durante o próximo mês, no mercado europeu, deixando os EUA para uma segunda fase, reporta a imprensa internacional.

O Streak (também conhecido como Mini 5), que tinha sido antecipado durante a CES 2010,é descrito como um dispositivo a meio caminho entre um smartphone com um ecrã muito grande e um iPad. Tem um ecrã táctil de cinco polegadas (12,5 centímetros), usa o sistema operativo móvel da Google, o Android, e é fino e pequeno o suficiente para caber num bolso.

A versão que começa a chegar às lojas europeias em Junho apresenta conectividade 3G, Wi-Fi e Bluetooth. Tem GPS, 16 GB de memória, um processador Qualcomm Snapdragon (1GHz) e duas câmaras, uma colocada na frente e outra na parte de trás do equipamento.

Fica também garantida a ligação ao Android Market, para download de aplicações, o que constitui um factor diferenciador face a alguns tablets com SO Android. Para além das aplicações desenvolvidas para o sistema operativo da Google, serão também facultadas outras, preparadas pela Dell.

Este "é o primeiro de uma nova família de dispositivos" a sair da nova divisão da fabricante, dedicada a equipamentos com ecrãs de pequena dimensão, disse, à BBC, Tavis Butler, da Dell.

O mesmo meio de comunicação sugere, com base em artigos na imprensa especializada, que a empresa poderá estar a preparar-se para lançar mais um tablet de sete polegadas e outro de 10.

Um dos factores que pode prejudicar a adopção do mini tablet é o valor a que se espera que este seja comercializado. Sem que tenha ainda sido avançados dados concretos a respeito do preço, Travis Butler admitiu que este terá que identificá-lo "como um objecto de desejo e não como uma necessidade".

Não há ainda indicação específica sobre a disponibilidade do Streak no mercado português.

[caption]Dell Streak. Imagem do Engadget[/caption]