Helium 2100 é o nome de um novo Tablet PC Linux desenvolvido por duas empresas norte-americanas, a Element Computer e a Lycoris, que será vendido a 999 dólares, um valor muito abaixo do verificado para dispositivos idênticos que correm o Windows XP Tablet PC Edition da Microsoft.



O interesse desde a sua disponibilização tem sido tanto que não se tem conseguido aceder à loja online da Element Computer. "Devido à elevada procura, a ligação está saturada. Estamos a tentar rectificar o problema", explicam os responsáveis da fabricante numa mensagem disponível no site.



O Helium 2100 é um PC "convertível", com um ecrã deslizante que pode ser posicionado para utilização do computador como um portátil tradicional ou recolhido para ser utilizado como um dispositivo de ecrã de toque.



O PC integra um processador Antaur a 1GHz da Via Technologies, inclui um disco rígido de 30GB e usa uma versão costumizada do sistema operativo open-source Linux montada pela Lycoris, uma empresa da área de Seattle, nos EUA, especializada em "ornamentar" o Linux com um interface de utilizador similar ao Windows da Microsoft.



Mike Hjorleiffsson, presidente da Element Computer, citado pela News.com, afirmou que a empresa combinou os componentes standard Linux com algumas aplicações costumizadas. As funções baseadas em caneta foram, segundo o responsável, as mais difíceis de acomodar. O Helium inclui suporte para funções básicas em touch-screen, mas deverá alojar um programa completo de reconhecimento de escrita - actualmente em desenvolvimento - numa próxima actualização ao software prevista para início do próximo ano.



Jason Spisak, vice presidente da área de marketing na Lycoris, afirma que o preço do Helium deverá atrair mais empresas interessadas na portabilidade e conveniência do modelo tablet.



O formato Tablet PC da Microsoft obteve ganhos modestos no mercado desde que a configuração foi introduzida no ano passado. Algumas fabricantes queixam-se de que os elevados preços praticados pela gigante norte-americana têm prejudicado as vendas.



Notícias Relacionadas:

2003-11-19 - Nova geração de Tablet PCs da Toshiba chega ao mercado em Dezembro

2003-02-17 - IDC contabiliza venda de mais de 70 mil Tablet PCs no último trimestre de 2002

2003-03-13 - Cebit 2003 - Microsoft alarga suporte linguístico de reconhecimento de escrita para Tablet PCs

2002-11-18 - Lindows.com lança terceira versão de distribuição do Linux e anuncia Tablet PC

2002-11-08 - Fabricantes dão a conhecer modelos Tablet PC com plataforma Microsoft