É seguro afirmar que ainda estamos a alguns anos de distância de uma era em que os táxis voadores serão transportes tão comuns quanto os terrestres, mas no entanto, é igualmente seguro afirmar que este fenómeno vai acabar por se concretizar no futuro. A Airbus é uma das empresas que tem este plano no seu horizonte e dois anos depois de anunciar um investimento neste segmento, que previa o desenvolvimento de um modelo funcional, a empresa conseguiu descolar o seu primeiro táxi voador.

Dubai com frota de "táxis voadores" a partir do próximo mês de junho
Dubai com frota de "táxis voadores" a partir do próximo mês de junho
Ver artigo

O drone, cujo nome é Alpha One, foi desenvolvido por uma equipa especial, criada no seio da empresa francesa para trabalhar especificamente neste projeto.

Durante o primeiro teste, o aparelho elevou-se apenas a uma altura de 4,87 metros e voou durante não mais do que 53 segundos. Note, contudo, que tudo isto foi feito de forma autónoma, sem que qualquer humano tivesse necessidade de intervir no processo.

De acordo com a Airbus, o projeto tem como objetivo "democratizar o voo pessoal" ao alavancar as últimas tecnologias disponíveis no mercado, como é o exemplo da propulsão elétrica. O Alpha One é um drone autónomo com espaço para passageiros e foi desenhado para descolar e aterrar na vertical. A ideia da empresa passa por criar uma frota de táxis voadores que sejam capazes de criar uma rede de passageiros suficientemente extensa para competir com outros meios de transporte mais tradicionais.