É seguro afirmar que ainda estamos a alguns anos de distância de uma era em que os táxis voadores serão transportes tão comuns quanto os terrestres, mas no entanto, é igualmente seguro afirmar que este fenómeno vai acabar por se concretizar no futuro. A Airbus é uma das empresas que tem este plano no seu horizonte e dois anos depois de anunciar um investimento neste segmento, que previa o desenvolvimento de um modelo funcional, a empresa conseguiu descolar o seu primeiro táxi voador.
O drone, cujo nome é Alpha One, foi desenvolvido por uma equipa especial, criada no seio da empresa francesa para trabalhar especificamente neste projeto.
Durante o primeiro teste, o aparelho elevou-se apenas a uma altura de 4,87 metros e voou durante não mais do que 53 segundos. Note, contudo, que tudo isto foi feito de forma autónoma, sem que qualquer humano tivesse necessidade de intervir no processo.
De acordo com a Airbus, o projeto tem como objetivo "democratizar o voo pessoal" ao alavancar as últimas tecnologias disponíveis no mercado, como é o exemplo da propulsão elétrica. O Alpha One é um drone autónomo com espaço para passageiros e foi desenhado para descolar e aterrar na vertical. A ideia da empresa passa por criar uma frota de táxis voadores que sejam capazes de criar uma rede de passageiros suficientemente extensa para competir com outros meios de transporte mais tradicionais.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários