Alcatel-Lucent, IMEC, Grupo France Telecom, Microsoft e Motorola são as cinco empresas que assinaram esta semana um código de boas práticas que pretende atrair mais mulheres para o sector das TIC. A iniciativa é promovida pela Comissão Europeia e conta com o impulso especial da comissária Viviane Reding que desde 2007 tem vindo a apelar a mais "ciberelas".

O sector das Tecnologias da Informação e da comunicação continua a ser dominado por homens, representando as mulheres menos de 1 em cada 5 profissionais. Esta área continua a ser deficitária na Europa e estima-se que em 2010 exista um défice de 300 mil engenheiros especializados.

O código assinado pelas cinco tecnológicas compromete as empresas em tornar os empregos no sector mais atraentes para mulheres, ao mesmo tempo que pretende aproveitar o potencial das que já estão empregadas nesta área. Algumas empresas comprometem-se mesmo a estabelecer uma espécie de "quotas" na contratação, como é o caso da Orange, que irá manter os processos de recrutamento em aberto até que, pelo menos, uma mulher se candidate.

Estão também previstas iniciativas destinadas a incentivar o interesse das jovens pelas tecnologias, como a criação de laboratórios ou de clubes de informática para raparigas, assim como Fóruns e redes TIC, que ofereçam apoio, aconselhamento e orientação na procura de emprego.

As milheres que já trabalham no sector não foram esquecidas e entre as medidas contam-se programas de actualização de conhecimento durante a licença de maternidade, proposta pela Motorola, e ajuda prática à conciliação da vida familiar com a vida profissional.

A Comissão Europeia preparou também um vídeo "As TIC são curtidas" (ICT is wicked) que será distribuido ans escolas secundárias na Europa e que pode ver no site IT Girls.

Entre as empresas que colaboram com a Comissão Europeia para a promoção de carreiras tecnmológicas das mulheres está a Portugal Telecom, que tem no site da CE um vídeo sobre o estágio de uma jovem na empresa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.