(Actualizada) Já tinha sido antecipada a possibilidade da Google firmar uma parceria com a Intel e a Sony para colocar nos televisores o seu software, fazendo mais uma investida para conquistar espaço nos aparelhos que ainda dominam as salas de estar em grande parte do mundo e o tempo de entretenimento dos utilizadores.

A conferência que hoje tem início em São Francisco deverá ser o palco escolhido para divulgar mais pormenores sobre esta estratégia de SmartTV ou GoogleTV, como alguns a classificam. A Google I/O 2010 é dirigida a programadores e foca-se na estratégia aplicacional da empresa em várias plataformas, mas tem também sido escolhida para divulgação de projectos importantes.

A conferência inicial está marcada para as 9 horas locais, 17 horas em Portugal Continental, mas os tópicos já estão a ser adiantados por vários meios de comunicação norte-americanos. As apresentações podem ser acompanhadas em directo online num canal especial do YouTube.

A plataforma Android deverá ser a escolhida para os televisores e equipamentos de entretenimento doméstico, com a Sony e a Logitech a fornecer o hardware para as demonstrações, segundo avança o The Wall Street Journal.

A inclusão da Intel na parceria é também dada como garantida. A empresa de semicondutores tem vindo a promover a utilização dos seus chips na electrónica de consumo e está a apostar no sistema operativo baseado em Linux, o MeeGo, vocacionado para estes dispositivos.

A junção destas empresas num projecto que procura levar mais da Web para a televisão não é de forma alguma estranha, fundindo as competências de várias áreas no que pode ser mais um passo para transformar a experiência de ver televisão com maior interactividade garantida pelas plataformas Web.

A maioria dos fabricantes de Televisores tem procurado fazer uma maior fusão com a Internet, com ligação à rede e exibição de conteúdos, em grande parte através de Widgets. Uma estimativa da ABI Research aponta para que 46% dos televisores de ecrã plano vendidos em 2013 já tenham ligação Internet.

Nota da Redacção: [22:47] Afinal ainda não foi hoje que a Google revelou os seus planos para colocar mais da Web na TV, mas várias fontes garantem que amanhã será o grande dia...

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.