A Tiqit Computers anunciou que vai demonstrar um novo modelo de computador de bolso durante a edição de 2002 da CeBIT de Hannover, uma das maiores feiras de tecnologias da informação do mundo e que se irá realizar este ano de 13 a 20 de Março.


Denominado eightytree (83), promete ser o primeiro computador que pode ser utilizado em andamento, "combinando a portabilidade de um PDA com a funcionalidade e a compatibilidade de software de um PC equipado com os sistemas operativos Windows XP, Linux ou Unix, como refere o comunicado oficial divulgado pela fabricante.



O eightytree consiste num dispositivo de mão baseado na arquitectura x86, destinando-se em particular aos utilizadores empresariais. Segundo o mesmo comunicado, graças a este PDA, "os funcionários ganham uma maior mobilidade e as companhias podem reduzir significativamente o seu custo total de aquisição - Total Cost of Ownership (TCO).



Na opinião de Ian Blasch, director executivo da Tiqit, "este produto vai acelerar em muito a adopção e utilização dos computadores de mão na empresa. Quase tudo o que se pode fazer num notebook ou PC pode ser efectuado no eightythree - a única diferença é que é mais pequeno e mais móvel". Pesando apenas cerca de 560 gramas, o seu tamanho é equivalente ao dos maiores PDAs disponíveis actualmente.



Este dispositivo integra ainda um ecrã táctil 640x480 pixels de matriz activa com uma qualidade de resolução semelhante à de um PC portátil, um teclado SMS, microjoystick com botões de rato que pode ser manipulado através do polegar, um slot para PC Card que permite suportar todos os modems sem fios mais comuns, uma porta USB, um slot para cartões Secure Digital (SD) e uma coluna interna,



Deste modo, pode ser ligado com outros dispositivos electrónicos, como câmaras digitais, scanners de códigos de barras e docking stations. Em termos de software, inclui todas as aplicações que se pode encontrar num notebook ou PDA, incluindo comunicação de voz, email, browser de navegação na Web, ferramentas empresariais e capacidade de efectuar downloads de ficheiros anexos a mensagens de correio electrónico.



Quanto aos componentes, o processador do eightytree é da National Semiconductor Geode e funciona à velocidade de 266 ou 300 MHz. A memória RAM pode ser de 128 ou 356 MBytes e o disco rígido é de 10 GBytes. Este PDA é alimentado por uma bateria interna e recarregável de iões de lítio. A primeira geração do dispositivo foi testada pela Tiquit entre Agosto de 2000 e Agosto de 2001.



Notícias Relacionadas:

2002-03-01 - ICEP e ANETIE apoiam empresas portuguesas presentes na CeBIT 2002

2001-06-27 - Sharp lança PDA Zaurus na Europa no início do próximo ano

2001-06-01 - PDA Linux da Sharp vai usar a distribuição da Lineo

2001-03-06 - Sharp lança PDA equipado com Linux

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.