Tal como havia sido prometido, o programa e-inicitivas tem agora uma nova opção com sistema operativo Linux que se junta à oferta de portáteis com Windows. A iniciativa é da TMN, uma das três operadoras móveis envolvidas no programa governamental que prevê a distribuição de computadores portáteis com banda larga a alunos e professores por um máximo de 150 euros a que se somam as mensalidades do serviço.
A nova opção está disponível a partir de hoje e só para o modelo Fujitsu Siemens Esprimo, que faz parte da oferta da TMN. Ao seleccionarem este modelo os alunos e professores podem escolher entre o sistema operativo Windows Vista Premium e Office 2007 em português ou Linux Caixa Mágica 12 Pro, com OpenOffice 2.3.1.
Há alguns meses o gabinete do Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações encarregue da coordenação do programa tinha pressionado os operadores a garantirem esta opção na oferta do e-iniciativas, financiada com as verbas reservadas para a Sociedade da Informação aquando da atribuição das licenças 3G. Porém, alguns problemas logísticos atrasaram o lançamento da oferta, como o TeK noticiou, nomeadamente a necessidade de garantir assistência técnica aos utilizadores.
A integração do sistema operativo Linux não introduz nenhum factor de redução de preço para os alunos e professores, que continuam a dispor das mesmas condições já definidas no programa desde início, pagando um máximo de 150 euros pelo portátil e uma mensalidade pelo acesso de banda larga que depende do escalão de rendimento dos alunos ou de pertencerem ao Novas Oportunidades.
O TeK questionou a TMN quanto ao impacto esperado em termos de adesão, com esta nova oferta, e de que forma será assegurada a assistência e formação aos utilizadores, mas até à hora de publicação da notícia não foi possível obter esta informação.
Fátima Caçador
Notícias Relacionadas:
2008-01-15 - TMN faz balanço do e-escolas com 80 mil portáteis entregues
2007-09-21 - Opção de software open source na oferta do e-iniciativas sem data concreta
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários