O smartphone Ascend P1, novo topo de gama da Huawei, está prestes a ultrapassar as fronteiras chinesas e ganhar espaços nas prateleiras de lojas espalhadas um pouco por todo o mundo, assegurou a marca, num comunicado internacional emitido esta semana.

A disponibilização a nível global tem início marcado já para o próximo mês, em territórios como Hong Kong, Taiwan e Austrália, mas a América Latina e a Europa também estão no mapa de lançamentos. No primeiro caso a chegada do Ascend P1 está marcada para junho, na Europa começa a ser comercializado "no verão".

Fonte não oficial apontou julho como data provável para o lançamento em Portugal. O TeK contactou a empresa em território nacional que confirmou que o terminal iria estar disponível nas lojas portuguesas, mas questões como o preço ou a data de lançamento continuam sem reposta, sendo apenas usada como referência "a segunda metade do ano".

O equipamento, que é considerado a nova "coqueluche" da Huawei, traz a mais recente versão do Android, 4.0 ou Ice Cream Sandwich, e apresenta características que o colocam em boa posição para enfrentar a concorrência, como o processador de 1,5 GHz e o ecrã Super AMOLED.

Espera-se também que surja a um preço abaixo do normalmente proposto para dispositivos com estas características, o que tem ajudado a alimentar algum interesse na novidade - aguçada por ações da própria Huawei, como a levada a cabo no Mobile World Congress, durante a qual colocou um pégaso de 5,7 metros de altura à porta da feira mundial de comunicações móveis.

A marca, que equipou o seu "smartphone bandeira" como um ecrã de 4,3 polegadas qHD (960x540), processador dual-core (OMAP 4460 Cortext-A9, da Texas Instruments) e câmara de 8 megapixéis, fez também uma aposta clara ao nível do aspeto da máquina - com o objetivo de lhe conferir um "design sexy", como escreve no comunicado aos meios.

[caption]Huawei Ascend P1[/caption]

O equipamento, com ecrã revestido a Gorilla Glass, tem apenas 7,69 milímetros de espessura.

A empresa aproveitou para avisar que está a trabalhar para alargar à escala mundial a sua liderança de mercado, estratégia que passa pelo reforço do portefólio de equipamentos topo de gama.

"Estamos também a expandir os nossos canais de vendas e distribuição para além do foco no negócio dos operadores", acrescenta o presidente da área de dispositivos móveis, Richard Yu, citado no comunicado.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes