Durante as próximas semanas, alguns dos centros comerciais geridos e comercializados pela CBRE abrem portas a torneios de FIFA 23. Tratam-se de eventos dinâmicos que misturam o conceito presencial, com o streaming online, naquilo que chama a uma experiência “phygital”. O SAPO TEK falou com a CBRE para compreender melhor como surgiu a ideia e os objetivos para as competições nos seus centros comerciais.

“FIFA 23 é um dos mais procurados entre os fãs de gaming e neste torneio pode ser jogado com a mais recente PS5, pelo que, o que queremos aqui proporcionar, em primeira-mão, são momentos de autêntica emoção e alegria para todos os membros das comunidades onde operamos”, destacou Mónica Pinto Coelho, Diretora de Marketing de Property Manegment, da CBRE Ibéria.

Defende que esta iniciativa promete reforçar o seu propósito de tornar cada shopping num espaço de encontro e lazer, “mais do que um local de compras. Espaços onde é possível desfrutar de experiências únicas e memoráveis, em diferentes áreas”.

Os centros comerciais Alameda Shop & Spot e o Alma Shopping já receberam os torneios, iniciativa que vai continuar durante os próximos fins-de-semana nos centros comerciais 8ª Avenida em São João da Madeira (25 a 30 de outubro), RioSul Shopping no Seixal (1-6 de novembro) e LoureShopping em Loures (8-13 novembro). Há já uma data marcada para o primeiro trimestre de 2023 no Nosso Shopping, em Vila Real.

Centros comerciais nacionais são palco de torneios de FIFA 23 abertos a todos os fãs do jogo
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A ideia é ter uma dinâmica online e presencial durante toda a semana e no último dia do evento contar com a presença de alguns dos mais conhecidos streamers da atualidade. No primeiro evento, que terminou no dia 16 de outubro no Alameda Shop & Spot, os fãs de Movemind puderam jogar com o streamer e interagir com o mesmo.

O famoso streamer do Twitch disse ao SAPO TEK que joga FIFA “desde que me lembro de ser gente”. Mas para o FIFA 23, já tem horas suficientes para conseguir ganhar a todos os participantes do evento, refere. Salienta que este ano, o jogo está um pouco mais lento, sendo necessário trocar mais a bola entre os jogadores para ter sucesso. Mas destacaria como principais novidades para si a adição do power Shot e do remate em trivela.

Sobre a iniciativa FIFA Cup, diz que são sempre ótimas: “dar oportunidade de jogar a pessoas que não conseguem ter o jogo, de o experimentarem com os amigos e/ou familiares e ao mesmo tempo estarem a competir para um prémio”. Por outro lado, como criador de conteúdo, diz ser muito interessante estar a jogar presencialmente com aqueles que seguem o seu trabalho “e ter o privilégio de estar a falar com elas naqueles minutos de jogo, partilhamos ideias, rimos bastante e conheço pessoas novas”.

Os fãs que acompanham o Movemind sabem dos seus dotes como relatador desportivo. Mas será que gosta mais de relatar jogos ou jogar FIFA? “O mais divertido é conseguir juntar os dois mundos. Jogar e relatar, só me faltava ganhar.”

Questionada se os centros comerciais estão focados apenas em FIFA 23, Mónica Pinto Coelho não fecha a porta a outros títulos no futuro, mas neste momento diz que quer dar a conhecer esta nova versão do jogo em primeira-mão. Por outro lado, diz que do seu lado há sempre disponibilidade para experiências que visam enriquecer a presença dos visitantes aos seus centros comerciais.

E nesse caso, considera o gaming um dos temas que interessa aos targets das comunidades que respondem aos seus espaços. “A nossa expectativa é que o interesse demonstrado nesta iniciativa seja tão positivo, que nos permita equacionar novos desafios nesta área, no futuro”.

A escolha de figuras da comunidade como Movemind e RicFazeres são igualmente motivos de atração dos fãs aos centros comerciais. “É sempre mais emocionante para os fãs de gaming serem desafiados e jogarem ao lado dos mais reconhecidos nomes deste segmento em Portugal, nesse sentido, acreditamos que ter a presença do Movemind e do RicFazeres, personalidades do streaming de videojogos, pode tornar esta iniciativa mais fascinante”, disse Mónica Pinto Coelho. Apesar destes dois nomes estarem associados ao projeto da experiência presencial, deixa a porta aberta à possibilidade de outras caras ligadas aos videojogos se juntarem também.