A duração e segurança das baterias é actualmente uma das maiores peocupações dos utilizadores e a Toshiba tem vindo a trabalhar nesta área para desenvolver novas formas de conseguir cargas mais rápidas e maior durabilidade. A tecnologia SCiB, super charge batery, está já a ser aplicada a um portátil e pode chegar ao mercado em 2010.

Com o SCiB uma bateria de dração “normal” é carregada em 10 minutos, 4 vezes mais rapidamente do que uma bateria de iões de Lítio. A tecnologia tem ainda a vantagem de ser mais “verde” por garantir maior número de ciclos de carregamento – pode chegar aos 3 mil – e por isso evitar substiuições, mas é também mais segura por funcionar com maior estabilidade térmica e poder resistir a cuto-circuitos internos.

Há porém alguns problemas ainda a ultrapassar, como o facto de o carregador ser ainda de uma dimensão considerável, superior aos actuais modelos. Os responsáveis da Toshiba explicam porém que dada a rapidez do carregamento e a duração da bateria, o carregador será um elemento que fica em casa ou no escritório e não é transportado com o computador.

Embora os primeiros produtos comerciais em computadores só estejam previstos para 2010, a Toshiba vai desenvolver estas baterias para biblicletas eléctricas da Cannondale Sports Grou para modelos a colocar nos Estados Unidos e Europa.

Esta tecnologia tem porém concorrentes como o Micro Direct Methanol Fuel Cell (DMFC) que já está a ser experimentado num telemóvel pela Toshiba e que poderá vir a alargar-se aos PCs.