Com dois discos ou pratos de gravação a Toshiba consegue concentrar mais de 200 GBytes numa drive de 2,5 polegadas, anunciou a empresa japonesa em comunicado. Os primeiros discos com a tecnologia vão ser produzidos em massa já este Verão mas os primeiros portáteis com estes discos só devem estar à venda no quarto trimestre do ano.



Com este desenvolvimento, que parte da utilização de tecnologia de armazenamento verical com cabeças de gravação TMR (tunnel magneto-resistive) a Toshiba garante conseguir guardar mais 25 por cento de dados numa drive com a mesma dimensão do que os seus concorrentes. A Seagate e a Hitachi estão a desenvolver drives de 2,5 polegadas com capacidade de 160 GBytes, embora a Hitachi tenha prometido para o próximo ano os primeiros discos com capacidade de 230 gigabits em cada placa de gravação.



A grande densidade de armazenamento de dados do novo drive da Toshiba faz com que sejam precisas apenas dois discos para guardar os 200 GBytes, explica a empresa. O disco funciona em 4.200 rotações por minuto, o que o torna mais lento do que outros dispositivos no mercado.



A Toshiba não é líder no mercado de produtos de armazenamento mas a sua área de I&D tem vindo a produzir desenvolvimentos importantes, nomeadamente para utilização em computadores portáteis, onde a empresa detém uma quota considerável.

Notícias Relacionadas:

2006-05-29 - Fórum DVD estuda introdução de código regional no formato HD DVD