O fim da história já tinha sido pré anunciado com as sucessivas desistências do formato de alta definição HD DVD, mas só hoje a Toshiba confirmou oficialmente que vai abandonar a tecnologia.

"Esta foi uma decisão difícil de tomar... mas quando pensamos nos problemas que podíamos causar aos consumidores e aos nossos parceiros, decidimos que não era correcto continuar", afirmou Atsutoshi Nishida, CEO da Toshiba, numa conferência, citado pela Reuters.

ontem tinham surgido notícias, não confirmadas, de que a empresa estaria a refazer o seu plano de operações para abandonar de forma faseada a tecnologia, isto depois de terem sido conhecidas mais desistências de parceiros, entre os quais se conta a cadeia de lojas de retalho Wall Mart.

Segundo a informação veiculada em conferência de imprensa, a Toshiba já não vai desenvolver, fabricar ou comercializar leitores e gravadores de HD DVD, mas manterá a assistência aos mais de 1 milhão de equipamentos vendidos com a tecnologia.

O CEO da Toshiba adiantou que foram vendidos mais de 1 milhão de leitores HD DVD, sendo que mais de 600 mil foram comercializados nos Estados Unidos. A estes somam-se mais de 300 mil drives vendidas para a Xbox 360 e cerca de 300 mil computadores portáteis com HD DVD, 130 mil dos quais vendidos na Europa.

Não foi divulgado o investimento total realizado pela Toshiba e outros apoiantes do formato no HD DVD, entre os quais se contam a Microsoft e a NEC.

A empresa japonesa abandona assim aquela que desde o início foi designada de "Guerra" pela nova geração de alta definição no vídeo, entregando a vitória à Sony e ao Blu-ray, com quem ainda chegou a haver conversações de paz mas que não resultaram em acordo.

Notícias Relacionadas:

2008-02-18 - Toshiba poderá abandonar formato HD DVD