A japonesa Toshiba está a ultimar o desenvolvimento de uma bateria de lítio que necessitará de apenas um minuto para recarregar 80 por cento da sua capacidade, além de apresentar um nível de degradação muito inferior ao das baterias comuns.



O produto foi concebido graças aos progressos registados na área da nanotecnologia, indica a Toshiba num comunicado. O segredo da nova bateria encontra-se, segundo a fabricante, na utilização de nano-partículas ao nível dos eléctrodo que permite melhorar a capacidade e a velocidade de absorção de iões de lítio, e por isso a recarga.



A bateria tem outra vantagem evidente face aos modelos actuais, apresentando um menor grau de degradação no tempo. A Toshiba garante que a bateria desenvolvida por si só perde um por cento da sua capacidade depois de 1.000 ciclos de descarga.



A produção em série e consequente chegada ao mercado da nova bateria está prevista para o início do próximo ano e inicialmente será dirigida aos sectores industrial e automobilístico. O invento é segundo os seus criadores ideal como "tecnologia alternativa para veículos híbridos".