A Toshiba anunciou ontem o desenvolvimento de um disco HD-DVD com mais 50 por cento de capacidade de armazenamento de dados. A capacidade chega agora a 45 GigaBytes, o que garante o visionamento de 12 horas de filmes de alta definição.

A comunicação do novo desenvolvimento é encarada como uma forma de contrariar as últimas notícias que davam como certa a cedência da Toshiba em relação à uniformização dos novos formatos de DVDs da próxima geração.

A companhia japonesa que suporta o formato HD-DVD em parceria com a NEC e a Sanyo Electric, informou ter desenvolvido um disco óptico com três camadas, contendo uma capacidade para 45 GigaBytes, comparativamente com os 30 GB garantidos anteriormente.

A Sony e a Toshiba, que comandam alianças rivais, têm vindo a travar uma guerra que dura há três anos para que os seus novos padrões de tecnologia sejam adoptados pela indústria e conquistem uma vantagem significativa no mercado de leitores de DVD, bem como no de discos ópticos.

A tecnologia Blu-ray, proposta pela Sony, conta com o apoio de um grupo integrado pela Dell, Samsung Electronics, Philips Electronics e Matsushita Electric Industrial, fabricante dos produtos da marca Panasonic.

Na terça-feira, uma fonte próxima disse que os grupos estavam a discutir a criação de um formato baseado na estrutura de disco proposta sob o padrão Blu-ray, cujo objectivo seria evitar o surgimento de uma duplicidade de padrões como a que existia com os formatos VHS e Betamax para as videocassetes, o que pode conduzir à não adopção de discos mais avançados por parte dos consumidores, sufocando o crescimento no sector.

Notícias Relacionadas:

2005-04-22 - Blu-Ray e HD-DVD podem resultar em formato híbrido

2005-03-23 - Novos formatos DVD afastam concorrência e garantem preferência dos utilizadores

2004-10-20 - Primeiros portáteis com HD DVD chegam ao mercado em 2005