A Toshiba está a anunciar o lançamento internacional de um novo modelo Qosmio, a sua gama de portáteis que integram o sistema operativo Windows Media Center Edition, da Microsoft. Ao contrário do modelo anterior, o G20 chegará ao mercado português com o sistema operativo para o entretenimento doméstico da gigante do software, segundo garante a fabricante japonesa num comunicado, embora, ao que tudo indica, ainda na versão em inglês.



O novo Qosmio G20 proporciona a experiência "4-em-1" - TV, áudio, gravador DVD/HDD e PC - aliada a um conjunto de outras características, destinadas a melhorar as capacidades audiovisuais, nomeadamente o ecrã de 17 polegadas que tem por base a tecnologia TrueBrite da Toshiba.



Integrando tecnologia móvel Centrino da Intel (processador Pentium M 760 2 Ghz, 533MHz, 2MB cache nível 2), e 1.024 MB de RAM - expansível a 2.048 MB, o G20 inclui igualmente gravador de CDs e DVDs, modem V.92 e Ethernet 10/200, quatro portas USB 2.0 e uma PCMCIA, porta rápida de infravermelhos e saída de TV, SPDIF, Video-in/out e saída D-Video.



Adicionalmente, este novo modelo é o primeiro equipamento da série Qosmio a incluir Software RAID, uma tecnologia da Toshiba concebida para proporcionar um melhor desempenho do sistema e segurança da informação, através de armazenamento simultâneo dos dados.



As melhorias verificadas no Qosmio G20 são também conferidas pelas funcionalidades áudio, proporcionadas pelas tecnologias SRS WOW XT e SRS TruSurround XT, bem como pelas colunas Harman/ Kardon, pelas capacidades de vídeo e multimédia apuradas através do QosmioEngine da Toshiba e placa gráfica NVDIA Geforce 6.



A fabricante japonesa considera que o lançamento do Qosmio G20 é o culminar de um enorme sucesso de oito meses. "O predecessor Qosmio G10 esgotou virtualmente os stocks a nível mundial, com cerca de 160 mil unidades vendidas desde o seu lançamento, e representa o sector com crescimento mais rápido do portfólio de produtos de consumo da Toshiba", pode ler-se no comunicado.



O novo Qosmio vai estar à venda pelo preço de 3.290 euros. A versão anterior - com o Windows XP no lugar do Media Center - custava, na altura do lançamento no mercado português, 2.890 euros.



Notícias Relacionadas:

2005-03-10 - Disponibilidade de Media Center alargada a mais 20 países incluindo Portugal

2005-02-24 - Gamas Tecra e Portégé da Toshiba avançam com evolução para conceito EasyGuard

2004-10-28 - Gama Qosmio da Toshiba chega ao mercado português sem Media Center