A notícia ainda não foi confirmada oficialmente mas já está a ter repercussão positiva na bolsa. Seguindo-se a uma série de anúncios de desistência do formato de alta definição por parte de estúdios e de revendedores, a agência japonesa Kyodo News cita este fim de semana fontes da indústria para avançar que a Toshiba está a rever os seus planos operacionais para abandonar o HD DVD.

Segundo esta informação, a data para retirada do mercado irá depender da procura do mercado norte-americano por produtos HD DVD, assim como de outros factores não especificados.

Não há ainda nenhuma confirmação oficial desta informação, apesar do impacto que já está a ter na bolsa de Tóquio, com as acções da Toshiba a subirem mais de 6 por cento.

A BBC cita um porta-voz da empresa que refere que "a Toshiba não fez nenhum anúncio. Estamos a avaliar as estratégias de negócio, mas nada foi decidido até ao momento".

Ainda na sexta-feira passada a rede de lojas de retalho Wal-Mart tinha anunciado que vai deixar de comercializar produtos HD-DVD nos próximos três meses. A partir de Junho a empresa vai comercializar apenas produtos Blu-ray, suportado pela Sony, seja em hardware ou filmes.

A Wal-Mart foi a terceira empresa a tomar tal decisão em apenas uma semana. Antes havia sido comunicada a mesma estratégia pela Netflix e pela Best Buy.



A Toshiba tem vindo a reduzir os preços dos leitores de alta definição HD DVD mas esta estratégia não tem surtido efeito no movimento de abandono do formato que parece ter contagiado a indústria desde o início deste ano e que se tornou evidente a partir da maior feira de electrónica de consumo norte americana, a CES.

Nota da Redação: [17:56] A notícia foi actualizada com declarações de um porta voz da toshiba à BBC.

Notícias Relacionadas:

2008-01-30 - Gartner declara Blu-ray vencedor na luta de formatos de alta-definição