O conceito de Ultra Mobile PC (UMPC) acabou por nunca ter o sucesso desejado junto dos consumidores, mas agora a Toshiba recupera algumas das suas características no JournE, um pequeno tablet que funciona como um leitor de conteúdos multimédia. O novo produto foi ontem apresentado na IFA, ainda antes da abertura oficial da feira de electrónica de consumo, em Berlim.

Marco Perino, responsável pela área de Digital Lifestyle da Toshiba na Europa, designa o novo equipamento como o primeiro Home Multimedia Tablet e explica que o objectivo não é substituir os tablet PCs, nem os netbooks. “O JournE é o primeiro de uma série de devices em que estamos a trabalhar”, adianta este responsável.

Com um ecrã de 7 polegadas em formato 16:9, um processador ARM e sistema operativo Windows CE, o JournE permite um acesso em segundos a conteúdos Web a partir da rede Wi-Fi doméstica, centrando-se também na ligação rápida ao Youtube e redes sociais como o Flickr ou serviços como o Messenger da MSN.

O dispositivo pesa apenas 450 gramas e tem um acabamento em alumínio escovado, sendo os ícones apresentados no menu inicial configuráveis de acordo com os interesses do utilizador. Mas apesar do interface de toque não espere a mesma experiência de deslizamento que se obtém nos menus de telemóveis como o iPhone.

Para além de uma porta USB e HDMI (High Definition Multimedia Interface) para ligar o JournE à Televisão ou ao computador, uma base facilita a ligação, permitindo a partilha dos conteúdos com toda a família, exibindo fotografias, vídeos e paginas Web no ecrã de maior dimensão.

O sistema operativo Windows CE e o preço foram porém duas das maiores surpresas em relação a esta nova proposta da Toshiba, que chega às lojas europeias ainda este ano. 249 euros é um preço que pode não se revelar muito interessante, apesar das possibilidades que se abrem com a complementaridade em relação aos PCs e netbooks, sobretudo quando incluir o novo software de partilha de conteúdos Toshiba Media Controller.

Esta aplicação vai ser integrada em televisores e na gama de computadores da Toshiba, permitindo uma sincronização de conteúdos mais fácil entre estes equipamentos e smartphones, desde que sejam compatíveis com a norma DLNA (Digital Living Network Alliance). A linha de televisores Regza da Toshiba vai também integrar o Toshiba Media Controller no próximo ano.

O primeiro produto a receber esta nova aplicação é o Satellite P500, que será o produto estrela da gama de portáteis de consumo da Toshiba para a época de Natal, com um ecrã de 18,4 polegadas e todas as características que apelam a utilizadores intensos de multimédia.

A primeira drive de Blu-ray (RE) da linha de portáteis da marca, capitulando depois de anos a defender a superioridade do HD DVD, é mais uma das estreias deste portátil que chega nos próximos meses às lojas portuguesas por um preço a partir de 1.399 euros.

O formato de vídeo de nova geração vai também integrar um leitor de DVD de mesa, o BDX 2000, em resposta a exigências dos consumidores, mas a Toshiba mantém a ideia de que esta é uma tecnologia de transição para novas formas de apresentar conteúdos de alta definição.

Fátima Caçador

Em Berlim, a convite da Toshiba