A Toshiba adiou para Abril o lançamento do primeiro leitor de DVD do mercado suportado no formato de próxima geração HD DVD, desenvolvido por um consórcio liderado pela empresa japonesa. A fabricante justifica o atraso de um mês, face à data inicialmente prevista, com a intenção de sincronizar o início da comercialização do leitor com o arranque das vendas dos primeiros filmes compatíveis com o formato, produzidos pelo estúdio da Time Warner.



Para já a empresa não adianta uma nova data para a disponibilização dos dois modelos que inauguram a comercialização da tecnologia, num primeiro momento nos Estados Unidos, mas no site é já possível fazer uma pré-reserva do HD-XA1 ou do HD-A1 que irão custar 799 e 499 dólares, respectivamente. No que se refere aos vídeos a Time Warner já adiantou que os primeiros títulos vão estar disponíveis no 18 de Abril.



O formato concorrente, promovido num consórcio liderado pela Sony estima comercializar os primeiros leitores de DVD com tecnologia Blu-ray mais para o verão. O formato será também incluído na PlayStation 3 com comercialização prevista para Novembro.



Este semana a Toshiba apresentou em Lisboa um novo modelo da sua linha de portáteis Qosmio com suporte para a tecnologia HD DVD que começará a ser vendido a partir do próximo mês de Maio.



Notícias Relacionadas:

2006-03-21 - Nova geração Qosmio coloca primeiro leitor de HD-DVD no mercado em Maio