A japonesa Toshiba revelou ontem que vai adiar o lançamento da próxima geração de DVDs, o HD-DVD, prevista para este mês nas lojas japonesas. A decisão resulta da melhoria das capacidades dos equipamentos, nomeadamente da introdução dos sistemas que salvaguardam os direitos de autor. Nos Estados Unidos, o lançamento está previsto para Fevereiro ou Março do próximo ano.

A Toshiba adiantou em Setembro que os primeiros equipamentos HD DVD deveriam chegar às lojas japonesas em Dezembro, não devendo ser possível cumprir as promessas de lançamento simultâneo nos Estados Unidos. A porta-voz da empresa afirmou ainda que a estreia nos EUA deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2006, provavelmente em Fevereiro ou Março.

A Toshiba só irá lançar os equipamentos no mercado em formato HD DVD depois dos sistemas de protecção de cópias, designados Advanced Acess Content System (AACS), estarem incluídos nos leitores da empresa.

Este atraso da data prevista poderá arruinar a vantagem antecipada da Toshiba de ser o primeiro fornecedor a disponibilizar a tecnologia no mercado.

A Sony tem nos seus planos colocar no Verão do próximo ano no mercado dos Estados Unidos os leitores de DVD com tecnologia Blu-ray, que irá coincidir com o lançamento da PlayStation 3, também compatível com o novo formato de disco.

A quebra de negociações entre a Sony e a Toshiba para compatibilizar os dois formatos concorrentes antecipou uma guerra, que dura há três anos, de tecnologias semelhantes.

Recorde-se que a Toshiba juntamente com a NEZCZ e a Sanyo Electric promoveu o formato HD DVD, enquanto a Sony e a Matsushita Electric Industrial desenvolveram a tecnologia denominada Blu-ray.

Notícias Relacionadas:
2005-09-01 - Toshiba pode atrasar o lançamento de leitores HD-DVD

2005-08-23 - Oportunidades para unificação dos formatos Blu-ray e HD-DVD começam a esgotar-se

2005-06-27 - Toshiba alia-se à Microsoft para desenvolver leitores HD-DVD