Para os fãs que gostam de explorar os jogos a fundo nas consolas PlayStation e fazer coleção de Troféus, há novidades a caminho da PS4, já a partir de amanhã. A Sony revelou a introdução de algumas melhorias no sistema de Troféus, sendo que a primeira coisa que os jogadores vão reparar é a mudança nos seus níveis. O intervalo atual de “1-100” passa a ser “1-999” e quando for atualizado todo o progresso dos jogadores será automaticamente modificado, passando a ser listado num novo nível dentro deste novo intervalo, tendo como base todo os Troféus que conquistou até à data.

Nesta medida, que serve de antecipação aos jogos da PlayStation 5 (consola que vai manter todo o percurso dos jogadores), se o utilizador tiver atualmente o nível 12, este passa a estar na casa dos 200, sendo que o nível exato vai depender da quantidade e do tipo dos Troféus conquistados. A Sony afirma que não haverá alterações aos troféus que os jogadores já ganharam ou nas informações sobre os troféus, como por exemplo, os requisitos de desbloqueio.

Para além disto, a Sony anunciou uma nova estrutura de cálculo de níveis de troféus, melhorada e aparentemente mais gratificante. Os jogadores vão progredir mais rápido nos níveis iniciais e os níveis aumentarão de forma mais consistente. Os Troféus de Platina vão contar ainda mais para a progressão de níveis, tornando-os ainda mais valiosos e um incentivo para os jogadores os conquistarem.

Esses níveis vão também refletir-se ao nível dos ícones dos níveis de troféus. Atualmente, o ícone tem uma estrela dourada, mas vão ser adicionadas as seguintes variantes:

  1. Bronze: níveis 1-299
  2. Prata: níveis 300 - 599
  3. Ouro: níveis 600 - 998
  4. Platina: níveis 999

Além disso, os ícones vão ter uma variante mais subtil para mostrar aos jogadores, de forma visual, o quão perto estão de alcançar o próximo nível.