As editoras continuam à procura de novas fontes de rendimentos baseados nos seus próprios catálogos de jogos clássicos. É o caso da Ubisoft, que compilou mais de 50 títulos lançados ao longo dos anos num novo serviço de subscrição. O Ubisoft+ Classics passa a ser um catálogo de acesso através de assinatura mensal disponível nas consolas PlayStation.

A Ubisoft diz que curou a coleção do seu catálogo de jogos para a PS4 e PS5, onde se incluem diversos títulos da série Far Cry e Assassin’s Creed lançados na última década. Os utilizadores podem optar por subscrever este serviço, mas este estará incluído também no PlayStation Plus Extra e Premium.

A lista de títulos é extensa, mas poderá aceder a praticamente toda a série Assassin’s Creed, desde a trilogia The Ezio Collection que inclui o segundo jogo, Brotherhood e Revelations, seguindo-se a versão remaster do terceiro. Depois, do quarto Black Flag, passando por Unity e Syndicate, o spin off Rogue Remastered, vai poder aceder à era moderna da série, com a trilogia de RPGs Origins, Odyssey e Valhalla. Também os três jogos de plataformas, com perspetiva de ecrã lateral Chronicles estão disponíveis: China, India e Russia.

Veja na galeria imagens de Assassin's Creed: Valhalla:

Será também uma oportunidade de conhecer melhor os jogos da série Far Cry, Raybow Six, Rayman, Ghost Recon, Watchdogs e For Honor. A série de motas Trials, as adaptações de South Park e Scott Pilgrim também fazem parte. Poderá ainda aceder aos excelentes Immortals Fenyx Rising, Riders Republic e a série The Division.

Se optar por este serviço, fora do PlayStation Plus, este vai custar 8 euros por mês. Paralelamente, a Ubisoft ainda disponibiliza o catálogo Ubisoft+ Premium, por 18 euros, que inclui versões premium de todo o seu anterior catálogo, assim como acesso a novos lançamentos no primeiro dia, títulos lançados em formato antecipado, entre outras recompensas mensais. Mas esta versão do serviço apenas está disponível para as plataformas PC, Xbox e o cloud gaming Luna da Amazon.

A Electronic Arts foi outra editora que decidiu dar nova vida aos clássicos do seu baú. Não estreou nenhum novo serviço de subscrição, mas recuperou alguns jogos bastante antigos e publicou-os no Steam. Muitos deles nunca tinham sido lançados nas plataformas digitais, clássicos com 20 ou 30 anos. A série de estratégia em tempo real Command & Conquer e Red Alert podem ser redescobertos, mas também os jogos de Populous, Dungeon Keeper e SimCity. The Saboteur e Sid Meier’s Alpha Centauri também fazem parte da coletânea de clássicos.