Ubuntu para Android é o nome da mais recente proposta da Canonical, que vem tirar partido da popularidade dos smartphones com o sistema operativo móvel da Google conferindo novas potencialidades aos equipamentos.
Antes de mais convém esclarecer que o objetivo do software não é substituir-se ao sistema operativo móvel da Google durante a utilização do equipamento enquanto smartphone, mas antes permitir tirar partido das potencialidades do dispositivo para ser usado como computador.
Assim, ambos os sistemas operativos instalados correm em paralelo, assegurando o acesso a dados e aplicações de um e outro, consoante as necessidades do utilizador, naquele que é o melhor ambiente para o tipo de utilização em curso.
Desta forma, quando o utilizador estiver a usar o equipamento como telefone, é o Android que estará em utilização, mas quando o smartphone for ligado a um ecrã e teclado, entra em "ação" o Ubuntu, com o seu interface e aplicações de desktop, sem deixar, porém de assegurar acesso aos contactos do telefone, por exemplo.
A novidade estará em apresentação durante o Mobile World Congress, na próxima semana, em Barcelona.
Para já, não são conhecidos grandes detalhes a respeito dos requisitos de hardware, mas a empresa adiantou que será necessário um dispositivo com processador "multi-core" (de vários núcleos, portanto), com ligação HDMI e USB.
[caption]
[/caption]
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Ingenuity: O que aconteceu ao helicóptero da NASA que superou todas as expetativas e fez história em Marte? -
Site do dia
Consegue adivinhar um filme a partir de uma imagem? Teste os seus conhecimentos em FrameGuess -
App do dia
Fire Emblem Shadows é uma nova aventura de estratégia da Nintendo para smartphones -
How to TEK
Conversas "aborrecidas" com o ChatGPT? Veja como mudar a personalidade do chatbot da OpenAI
Comentários