A Comissão Europeia anunciou que o Comité Europeu para a Standartização e a ETSI acabam de disponibilizar as normas harmonizadas para a implementação de um carregador universal na Europa, compatível com todos os telemóveis (desde que suportem ligações de dados) vendidos no mercado comunitário.

Num comunicado publicado hoje, o executivo comunitário explica que este é o mais recente desenvolvimento no processo iniciado em 2009, com o apoio de catorze fabricantes, e mantém "os primeiros meses de 2011" como data provável para chegada dos primeiros carregadores universais e telefones compatíveis.

"Estou muito satisfeito com o facto de os organismos de harmonização europeus terem, em tão pouco tempo, fornecido as normas necessárias à produção de um carregador comum para todos os telefones, com base no trabalho feito pela indústria", afirmou o vice-presidente da Comissão, Antonio Tajani, citado na nota oficial.

"Agora é chegada a altura de a indústria honrar o seu compromisso e começar a vender telefones compatíveis com o novo carregador", acrescentou o responsável, realçando que este facilitará a vida dos consumidores, reduzirá o desperdício e beneficiará os negócios, sendo, por isso uma opção que apenas tem vantagens - como as instâncias comunitárias já haviam argumentado antes.

O projecto conta com a participação de algumas das principais fabricantes, entre as quais se contam nomes como a Apple, Huawei, LG, Motorola, Nokia, NEC, Qualcomm, RIM, Samsung, Sony Ericsson, Alcatel ou Texas Instruments.

Em Junho de 2009, as tecnológicas assinaram um acordo mediante o qual se comprometiam a assegurar a compatibilidade entre os telemóveis que podem ser ligados a computadores e os novos carregadores universais, através da entrada Micro-USB.

Assim, os carregadores, embora de marcas diferentes, poderão ser usados em qualquer modelo compatível, esperando-se também que o mercado já seja, dentro de dois anos, dominado por este tipo de telemóveis.