Um relatório agora publicado indica que ao longo dos últimos dois anos e meio o sistema de correio electrónico da Casa Branca permitiu que ficassem perdidas 1 milhão de mensagens, entre Janeiro de 2003 e Agosto de 2005.



Discutido no congresso, o relatório que dá conta das fragilidades do sistema foi comentado por um dos responsáveis informáticos da altura que o classificou como primitivo e que justifica dessa forma a situação de perda dos emails que constavam do arquivo legalmente obrigatório.



Entre estes emails de arquivo extraviados encontra-se toda a correspondência electrónica do gabinete da vice-presidência de Dick Cheney entre os dias 30 de Setembro e 6 de Outubro.



O número de dias em que foram perdidas mensagens de correio electrónico, diz o relatório agora divulgado, é duas vezes superior ao número inicialmente estimado quando o problema foi identificado.



A Casa Branca garante que vai investigar o caso até ao fim para perceber como foram perdidas as mensagens e acrescenta que fará todos os esforços para as recuperar.



Recorde-se que a governação de Dick Cheney no primeiro mandato Bush ficou envolta em polémica pelo alegado envolvimento e autorização do vice-presidente a práticas que violavam os direitos humanos no Iraque.



Notícias Relacionadas:

2003-07-31 - Autoridades norte-americanas alertam para possibilidade de novo ataque hacker