Computadores desktop e portáteis, ligação à Internet de banda larga, câmaras Web, software lúdico e didáctico e sites onde estarão alojados "blogues familiares", são alguns dos "materiais" que irão equipar as unidades pediátricas dos hospitais públicos no âmbito do projecto "Um sorriso com as TIC", que arrancou hoje.




A iniciativa, da responsabilidade da Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação(FDTI), apoiada pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, pretende dotar as áreas de pediatria dos hospitais públicos de infra-estruturas tecnológicas que permitam às crianças internadas o contacto com a Internet, mas principalmente a comunicação com os pais, familiares e amigos e também com a escola.




O Instituto Português da Juventude (IPJ) explica que o projecto pretende "agir junto de um grupo naturalmente merecedor de especial atenção". A nível individual o TIC Pediátrica - como também é chamado - pretende "amenizar o sofrimento pelo afastamento da família e da escola e provocado pela doença e permanência em ambiente hostil e assustador", enquanto que em termos gerais visa "a satisfação dos utentes e dos seus familiares, através da prestação de um serviço mais humanizado", refere o IPJ num comunicado.




O TIC Pediátrica terá a duração de quatro anos e decorrerá numa primeira fase no Hospital Dª. Estefânia, em Lisboa, no Instituto Português de Oncologia do Porto e no Hospital Pediátrico de Coimbra, segundo informa um comunicado do gabinete de imprensa do Ministro da Presidência.




O "Um sorriso com as TIC" junta-se assim a outras iniciativas do género entretanto já promovidas, tanto ao nível governamental como privado, com o objectivo de promover a aproximação das crianças hospitalizadas ao mundo exterior através das novas tecnologias.



Notícias Relacionadas:


2004-12-07 - Porto Editora e JP Sá Couto levam PCs e multimédia à Pediatria de hospitais portugueses


2002-01-23 - Ensino à distância para jovens internados envolve 3 Ministérios