É já a partir de quarta-feira que seis escolas portuguesas vão começar a utilizar o Exi@Mat, um programa informático para o ensino da Matemática desenvolvido pela Universidade de Aveiro e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.


A cerimónia oficial de lançamento terá lugar nesse mesmo dia 25 de Setembro, a partir das 11 horas na Sala Sousa Pinto do Departamento de Matemática daquela instituição de ensino superior.



Este projecto, que visa combater o insucesso da disciplina junto dos estudantes portugueses, destina-se aos alunos entre o sétimo e o nono ano de escolaridade, envolve um período de quatro anos para a realização de experiências e o acompanhamento dos resultados obtidos, de forma a determinar se este método de ensino através do auxílio do computador melhora de facto o desempenho dos estudantes na Matemática.



O Exi@Mat foi desenvolvido pelo Projecto Matemática Ensino (PmatE) da Universidade de Aveiro, tendo para tal recebido um financiamento por um período de quatro anos da Fundação Gulbenkian que representa um total de 93 mil euros.



O software irá ser utilizado em seis escolas que foram escolhidas segundo o critério de terem um painel de públicos escolares diferentes para em seguida se efectuar uma comparação de resultados que sejam o mais abrangentes possível. Em cada estabelecimento, só alguns alunos vão utilizar o programa informático para aprender matemática na sala de aula.


Segundo os autores, devido ao facto do programa ser muito barato, este deverá dentro em breve ser disponibilizado na Internet, permitindo que outras escolas o utilizem nas aulas. No que se refere ao seu conteúdo, o Exi@Mat gera um conjunto de questões e respostas matemáticas sobre matérias leccionadas desde o sétimo ao nono ano.



Perante cada problema, os alunos deparam com quatro opções de resposta às quais devem atribuir um valor de verdadeiro ou falso. As respostas vão sendo avaliadas por um programa de dados associado que vai registando os objectivos atingidos ou falhados, bem como as competências que os estudantes vão adquirindo.


Por outro lado, vão sendo apresentadas sugestões de soluções aos utilizadores de forma a corrigir eventuais problemas ou mesmo falhas, o que contribui para promover a aprendizagem. Os objectivos do Exi@Mat passam por desenvolver o gosto pelo estudo das matemáticas escolares, aumentar os conhecimentos a nível de conceitos, cálculo mental, manipulação de expressões numéricas e algébricas e explorar a capacidade de interpretar e resolver problemas.


O Projecto Matemática Ensino (PmatE) envolve um grupo de Investigação e Desenvolvimento do Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro que tem contactos com escolas de variados graus de ensino. Este projecto é também responsável pelo Equamat, uma competição entre alunos de escolas secundárias cujo objectivo é responder por computador a questões de matemática escolar em tempo limitado.


Notícias Relacionadas:
2002-02-04 - IST prepara novo portal para o ensino das ciências básicas no Secundário

2002-01-27 - Porto Editora enriquece catálogo multimédia com colecção "Saber Mais..."

2000-07-20 - Sapo ajuda nos estudos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.