Uma equipa portuguesa ganhou pela primeira vez o título de campeã mundial de futebol, mas robótico. O galardão foi arrecadado pela equipa da Universidade de Aveiro na competição da classe Middle Size League que decorreu em Suzhou, na China, onde estiveram presentes treze equipas de cinco continentes.

O campeonato mundial terminou ontem, com a equipa da Universidade de Aveiro a vencer 11 dos 13 jogos realizados, com um total de 73 golos marcados e apenas 11 sofridos, o que lhe garantiu também a melhor média da competição.

A final foi disputada com a equipa dos Tech United, que é campeã da Europa, mas os robots portugueses venceram por 7-1.

A CAMBADA (Cooperative Autonomous Mobile roBots with Advanced Distributed Architecture), nome da equipa, competiu na liga Middle Size League (MSL) do Robocup 2008, onde equipas formadas por seis robots autónomos se defrontam num campo de futebol de 216 metros quadrados.

http://imgs.sapo.pt/gfx/453778.gif

Esta equipa foi formada em 2003, por iniciativa de um grupo de docentes e investigadores do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA). Já este ano, a CAMBADA conseguiu o seu segundo título de campeã nacional no Festival Nacional de Robótica, que se realizou em Abril em Aveiro.

Para além do lado lúdico relacionado com o futebol, estas competições envolvem investigação de ponta em robótica que é usada em áreas como a visão artificial, fusão sensorial, controlo dinâmico, cooperação robótica ou inteligência artificial, entre outras.

Notícias Relacionadas:

2007-05-05 - Equipas universitárias nacionais mantêm prestações positivas em campeonatos de robótica