O presidente do Forum para Implementação do USB (USB-IF), Jeff Ravencraft, aproveitou a Consumer Electronics Show (CES) para fazer uma demonstração da nova geração de USB, o "Super Speed", mais rápida e mais eficiente do ponto de vista energético.

De acordo com os promotores da tecnologia, a nova especificação permite velocidades de transferência até 10 vezes mais rápidas. A velocidade foi testada na CES usando um portátil da HP (o Envy 15) equipado com o novo USB 3.0, um disco externo, e um ficheiro de 2,1 GB.

Segundo a imprensa no local, as melhorias são notórias. Segundo os cálculos da Asus, que também apresentou computadores com a nova conectividade, um ficheiro de 2,1 GB que demoraria cerca dois minutos e sete segundos a transferir com recurso ao USB 2.0 precisa de um minuto e quatro segundos com a nova tecnologia.

No que respeita ao consumo energético, a redução é de mais de metade. O USB 3.0 "usa um terço da energia que seria necessária ao funcionamento do USB 2.0", afirmou Jeff Ravencraft, entrevistado no local.

Outra das garantias deixadas foi a compatibilidade com todos os dispositivos USB 2.0.

HP, Asus e Fujitsu são algumas das fabricantes que já passaram nos testes de compatibilidade e certificação para o Super Speed e estão a fabricar equipamentos de acordo com a nova especificação, à semelhança do que acontece com marcas de periféricos como a Western Digital - que mostrou na CES um disco externo de 1TB que permite velocidades de transferência até 5Gbps com a nova especificação USB e garante uma velocidade média cerca de 4,5 vezes mais rápida que o habitual num disco externo com USB 2.0.