A Sony vai passar a disponibilizar serviços online para a sua consola PlayStation 2 nos Estados Unidos a partir de Agosto deste ano, informou a agência Reuters, acrescentando ainda que a fabricante japonesa de produtos de electrónica de consumo vai comercializar um adaptador de rede por um preço de 39,99 dólares (45,58 euros) a partir desse mês, um periférico que irá permitir o acesso à Internet.



A PlayStation 2 não tem capacidades de rede incorporadas, mas em contrapartida inclui portas de expansão de elevada velocidade, concebidas para aceder à Internet através de um modem. Este anúncio representa assim a concretização de uma promessa da Sony que já data da altura em que a consola de jogos foi lançada nos Estados Unidos. A companhia nipónica referiu ainda, segundo a Reuters, que vai começar a testar ainda este mês o sistema junto de um grupo de mil jogadores.



Ao contrário de outras soluções de jogos online actualmente disponíveis, o sistema da Sony não será do tipo "pagar para jogar", dado que os utilizadores terão que pagar apenas o custo inicial do jogo e as despesas cobradas pelos fornecedores de acesso à Internet ou ainda das operadores de telecomunicações. O adaptador vai integrar portas para um modem analógico e para uma ligação em banda larga.



O pacote em que vem o adaptador vai conter ainda um disco de inicialização pré-configurado para os maiores fornecedores de acesso à Internet nos Estados Unidos, como a Earthlink e a SBC Communications. Contudo, a Sony afirmou ainda que qualquer ISP pode ser utilizado com este serviço.



Em Novembro, a Microsoft lançou a sua consola Xbox, que incorpora uma porta Ethernet. A gigante do software afirmou que pretende lançar um pacote de serviços online este ano. O único serviço de jogos online para consolas oferecido actualmente nos Estados Unidos é o da Dreamcast, a máquina de jogos da Sega, cuja produção foi descontinuada no ano passado. Esta consola vinha com um modem analógico interno. Mais tarde, foi lançado um adaptador para ligações em banda larga. Contudo, não teve grande êxito.



Mas em contrapartida, com este anúncio da Sony, a única consola do grupo das mais vendidas nos Estados Unidos que não contém quaisquer opções para jogar online é a GameCube da Nintendo, lançada um Novembro e que tem um preço de 199 dólares (226,85 euros), não incorporando quaisquer portas de acesso. Até ao momento, a Nintendo não revelou planos neste sentido para a sua consola.


Notícias Relacionadas:

2001-12-13 - Microsoft quer colocar jogos da consola Xbox online em 6 meses

2001-06-05 - Sega e Sony ligam consolas através da Net

2001-03-01 - Sony revela estratégia ligada ao i-mode
2000-12-02 - PlayStation 2 vai ter browser

2000-06-08 - Sony lança nova consola e disco rígido para a PS2

2000-03-09 - PlayStation2 por telefone portátil