O alerta foi dado pela empresa de segurança BitDefender, que afirma ter sido "recentemente" publicada num fórum uma forma de tirar partido de uma vulnerabilidade Windows 7 e Vista, antecipando a ocorrência de ataques nos próximos dias.

De acordo com a empresa, trata-se de uma falha no núcleo do Windows (kernel) que permite transpor o Controlo de Contas do Utilizador (UAC) das últimas versões do sistema operativo da Microsoft.

O Controlo de Contas do Utilizador é uma infra-estrutura de segurança que visa impedir que aplicações maliciosas façam mudanças não autorizadas no computador. Sendo ultrapassado esse mecanismo, será possível a um cibercriminoso executar remotamente software malicioso em máquinas com sistema operativo Windows 7 ou Vista, explica o comunicado enviado hoje.

"Uma vez que o erro ainda não está resolvido e o código foi exposto publicamente, esperamos vê-lo a ser utilizador em programas maliciosos em muito pouco tempo", afirma a Directora de Marketing da BitDefender para Espanha, Portugal e América Latina, Jocelyn Otero, citada na nota à imprensa.

As recomendações passam pelo (reforçado) cuidado com os downloads, uma vez que poderão já tirar partido da fragilidade detectada.