A NOS apresentou uma nova área de negócio que pretende explorar, centrada na automação das casas inteligentes. A operadora revelou os planos para a solução Smart Home e criou um “andar modelo” na sua sede no Campo Grande que o SAPO TEK visitou. Soluções com campainhas inteligentes, câmaras de vigilância, interruptores automáticos, sistemas de segurança, válvulas de água digitais e fechaduras que podem ser abertas com a presença do utilizador são algumas das soluções previstas neste pacote.
Apesar de serem soluções direcionadas ao cliente final, os habitantes dos apartamentos, a NOS está a oferecer a sua solução, para já, a habitações que estão neste momento em fase de projeção/construção. Ou seja, apenas para casas novas, pois os serviços fazem parte da infraestrutura da habitação, ao nível da canalização e eletricidade, por exemplo. Futuramente poderá ser expandida a situações de remodelações de habitações, mas não é algo que se possa requisitar em casas já habitadas.
O motivo é que o sistema é modelar, adaptável aos projetos, mas necessitam de ser instalados de raiz. Mesmo que os módulos e serviços possam não ser utilizados, a pré-instalação fica garantida, caso um cliente queira aumentar o número de soluções ou ativar os que lhe interessa, explicou Fábio Ferreira, responsável pela NOS Smart Home.
Veja na galeria imagens da NOS Smart Home:
E trata-se de um serviço independente, uma vez que não será preciso ser cliente de comunicações da NOS para usufruir das soluções. E a vantagem de estas serem vendidas diretamente aos promotores das habitações, num formato B2B, é que o objetivo é que as pessoas que adquiram as habitações não tenham de pagar nada por estes extras inteligentes. Estes simplesmente fazem parte da casa, dentro do valor que pagar pela mesma.
Um cliente que compre uma casa equipada pela NOS, não precisa de ativar os serviços de segurança e pode usufruir de todos os equipamentos inteligentes. E mesmo que escolha outro fornecedor, se tiver problemas com os equipamentos e soluções é a NOS que deve contactar. O primeiro ano de serviços disponíveis é oferta da operadora e mesmo que não queira continuar, a empresa garante total garantia durante cinco anos. Depois desse período, o cliente passa a pagar as manutenções e reparações necessárias, caso não tenha ligação contratual com a empresa.
O objetivo desta nova área de negócio é que os clientes saibam quem devem contactar em caso de problemas, de necessidade de assistência ou simplesmente explicação de como os aparelhos funcionam. Não vai contactar o fabricante do imobiliário, mas sim a operadora.
A NOS entrou recentemente neste negócio e para já apenas tem o andar modelo para mostrar a sua solução de domótica, mas tem vindo a realizar reuniões com os promotores imobiliários e as perspetivas são animadoras. De recordar que a NOS já oferece serviços de alarmística, sendo a Smart Home uma evolução dos mesmos. No geral, a NOS diz que pretende aliciar os clientes com condições especiais pelo pacote completo. Para já, apenas tem o pacote de entrada para a segurança de 36,99 euros em parceria com a Securitas.
Outra razão pelo qual apenas as casas em construção são as escolhidas para o desenvolvimento desta solução tem a ver com a escala. É mais fácil uma equipa criar cinco ou seis topologias do seu serviço modelar e aplicar em 200 fogos em construção, personalizando cada um deles, desde a fase de conceção à montagem, do que esburacar uma casa para introduzir as suas soluções. A NOS pretende começar pelo trabalho feito em raiz, nesta fase inicial, mas obviamente, com os milhões de habitações disponíveis não fecha portas no futuro para explorar esta opção.
As soluções inteligentes NOS Smart Homes
A casa modelo equipada com as soluções permitiu uma demonstração dos diferentes cenários de utilização. Tudo começa com uma aplicação que controla todos os componentes inteligentes da casa, a partir do tablet ou smartphone. A fechadura é inteligente, alimentada a pilha, que permite abrir à distância ou então conceder acesso temporário ou programado durante um período, seja uma senhora da limpeza que esteja presente numa quinta-feira ou um pintor que durante uma semana tem de entrar diariamente na casa. O sistema permite mesmo descartar chaves de acesso, embora por questões de redundância tenha a ranhura tradicional.
O sistema inclui uma câmara, que regista em vídeo e fotografias todas as ações, quem entra, quem toca a campainha, etc. À entrada tem também o painel de controlo da casa, onde pode inserir o código de alarme e outros parâmetros.
Fábio Ferreira explica que a solução da casa passa por montar um quadro de energia dedicado à demótica, independente do painel geral de eletricidade. Este é mais cómodo para o cliente, está visível e acessível no hall de entrada, garantindo uma instalação mais segura e rápida por parte dos técnicos. Sempre que há uma intervenção não é preciso procurar pela casa onde se encontra o respetivo módulo, pois está tudo concentrado no quadro geral. E por outro lado, quando se mexe no quadro de eletricidade, não se toca no da automação.
O sistema inteligente inclui ainda uma válvula inteligente que não só permite ser desligada remotamente, quando vai de férias e se lembra que não fechou a água; como esta é desligada quando é disparado o alarme de inundação. Isso deve-se aos sensores inteligentes que podem ser montados atrás das máquinas de lavar ou nos lavatórios. E até pode ter um sensor na garrafeira para controlar a temperatura dos vinhos.
Obviamente que as tomadas e interruptores inteligentes fazem parte deste ecossistema, o sistema de estores elétricos e ar condicionado. Mas o interessante é que na aplicação da Smart Home é possível criar cenários automatizados ou regras, que se tornam mais cómodos para o utilizador, além de ajudarem a economizar energia. Por exemplo, pode criar uma rotina “bom dia”, que quando é ativa, acende-se a luz da cozinha, liga um equipamento ou o ar condicionado à temperatura que desejar. É possível criar uma série de automatizações com apenas um clique, que incluem a iluminação, temperatura e segurança. E a casa aprende com o utilizador, caso saia a correr sem desligar uma luz ou ar condicionado, o sistema sabe que não está ninguém e faz os respetivos ajustes.
Pode controlar toda a inteligência da casa a partir da aplicação, mas também pode configurar os sistemas da Alexa e Siri (mas não Google Assistante para já). A NOS está a dar os primeiros passos neste novo segmento de negócio, mas garante a sua qualidade a começar pelos equipamentos do seu catálogo de topo, mas sobretudo, pelo seu compromisso a longo prazo com os seus clientes. O seu parceiro tecnológico é a alarm.com, com quem trabalha há muito tempo, sendo uma empresa com presença nos cinco continentes e com mais de 10 milhões de clientes.
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