A associação para o desenvolvimento da tecnologia de vídeo de alta definição Blu-ray (lazer azul) anunciou ter aprovado como uma das tecnologias de suporte para aquele formato o codec desenvolvido pela Microsoft e conhecido como VC1, que se junta à tecnologia MPEG4 também incluída na especificação.



Ambos serão integrados na versão 1.0 do formato BD-ROM que deverá ser aprovado ainda este ano e que especifica a forma como os conteúdos são armazenados no disco.
Segundo informações fornecidas à agência noticiosa IDG pelo director da organização Richard Doherty, o VC1 é baseado no Microsoft Windows Media 9 e anteriormente era conhecido como VC9, enquanto o MPEG4.AVC é baseado no codec H.264.



A inclusão de ambos no novo formato promove uma maior capacidade no disco uma vez que os dois codecs são mais eficientes a comprimir dados que o MPEG2 usado na versão regravável da especificação Blu-ray (também usada no formato DVD), permitindo guardar maior quantidade de dados num mesmo espaço, justifica o responsável da associação.



Segundo a mesma fonte, há ainda outras vantagens na inclusão de duas técnicas de armazenagem de dados numa mesma especificação que passam pela promoção de uma maior competitividade entre elas o que geralmente produz feitos positivos nos preços de licenciamento e mesmo ao nível da qualidade.



Para a Microsoft a introdução da sua tecnologia no formato Blu-ray é mais uma vitória na área do multimédia que lhe garante a cobertura quase total da futura geração de vídeo de alta definição, uma vez que também a organização concorrente - que está a desenvolver outra das duas normas concorrentes a especificação base para o vídeo de futura geração - o DVD Fórum decidiu integrar a sua tecnologia no formato HD-DVD. Neste formato foi também integrada a tecnologia MPEG4.



Embora as produtoras de vídeo sejam livres de escolher a tecnologia mais adequada dentro das reconhecidas pelos consórcios, ter a aprovação das duas entidades responsáveis pelo trabalho de desenvolvimento de novos formatos é um passo fundamental para garantir condições de competir no mercado.



Fazem parte do consórcio Blu-ray um conjunto de 13 empresas onde se incluem a Sony, Samsung ou Matsushita. O DVD Fórum conta com o apoio de nomes como a Toshiba, NEC ou Sanyo.



Notícias Relacionadas:

2004-08-13 - Primeira versão completa do formato Blu-ray aprovada

2004-08-09 - PS3 vai incorporar formato Blu-ray

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.