O mercado mundial de PC apresentou um dos seus piores resultados de sempre no primeiro trimestre de 2009. De acordo com a iSuppli, o total de unidades comercializadas entre Janeiro e Março caiu 8,1 por cento face ao mesmo período do ano anterior.

Comparativamente ao trimestre anterior a descida foi de 14,1 por cento, a maior registada em sete anos de análise da iSuppli ao mercado. A crise foi apontada como o principal motivo para os valores registados.

O segmento mais prejudicado foi o dos desktop, cujas vendas caíram 23 por cento no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior.

Já as vendas de portáteis, onde se incluem os populares netbooks, cresceram 10 por cento face a 2008.

No total, foram comercializadas 66,5 milhões de unidades, face aos 72,3 milhões de PC vendidos nos três primeiros meses de 2008.

A HP mantém a liderança pelo 11.º trimestre consecutivo, com 13 milhões de unidades vendidas e uma quota de mercado de 19,7 por cento, nas contas da iSuppli. A Dell arrecada o segundo lugar, com vendas de 8,8 milhões de computadores e uma quota de 13,2 por cento.