A área de servidores Linux voltou a mostrar no primeiro trimestre de 2004 um crescimento significativo, acima do registado nos servidores Windows. Dados da Gartner mostram que as receitas de vendas de equipamentos servidor baseados em Linux cresceram 53,7 por cento, situando-se nos 1,02 mil milhões de dólares, enquanto as vendas de servidores Windows aumentaram 19,5 por cento para os 4,13 mil milhões de dólares.



Os servidores Linux gozam de um crescimento significativo no ranking de equipamentos servidor, numa altura em que o mercado global se cifrou em vendas de 11,8 mil milhões de dólares, numa subida de 9,3 por cento em relação ao período homólogo de 2003.



A IBM foi o fabricante que mais servidores Linux vendeu, com uma quota de mercado de 28 por cento, sendo seguida pela HP com 26,9 por cento e a Dell com 17,8 por cento. A Silicon Graphics, Fujitsu, NEC e Sun, que também comercializam servidores Linux, não conseguiram juntas mais de 10 por cento de quota de mercado.



Já nos servidores x86, baseados em plataformas Intel, as maiores vendas foram nas máquinas de gama baixa, com preços abaixo dos 5 mil dólares. A HP lidera este segmento com uma quota de mercado de 32,5 por cento, sendo seguida pela Dell com 21,7 por cento e a IBM com 15,8 por cento.


O mercado de servidores Unix voltou a mostrar uma quebra de receitas, que diminuíram 2 por cento para os 4,02 mil milhões de dólares. A Sun manteve aqui o primeiro lugar de vendas, com receitas de 1,21 mil milhões de dólares, seguida da HP e da IBM.



Em termos globais, a IBM reteve a liderança do segmento de servidores em termos de receitas, com vendas globais acima dos 3,63 mil milhões de dólares, sendo seguida pela HP com 3,07 mil milhões de dólares. A Sun mantém o terceiro lugar, mas a Dell aproxima-se agora rapidamente desta posição, tendo alcançado vendas de 1,17 mil milhões de dólares num crescimento de 24,8 por cento, enquanto a Sun reduziu as suas receitas em 12,5 por cento para os 1,22 mil milhões de dólares. Note-se ainda que no primeiro trimestre a Dell ultrapassou a Sun no mercado dos Estados Unidos.

Notícias Relacionadas:

2003-11-04 - Mercado de servidores mantém crescimento acima dos 10% no terceiro trimestre

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.