Em Agosto deste ano o mercado mundial de semicondutores atingiu valores inéditos ao facturar 20,5 mil milhões de dólares em vendas. Os resultados obtidos representam um crescimento superior a 10 por cento face aos 18,6 mil milhões de dólares reportados em Agosto de 2005 e um ligeiro aumento sobre os 20,1 mil milhões e dólares registados em Julho deste ano, anunciou a Associação de Indústrias de Semicondutores (SIA) em comunicado.


O recorde mensal anterior tinha sido em Novembro de 2005 altura em que se atingiram vendas na ordem dos 20,4 mil milhões de dólares.


A procura de chips de memória para PCs, dispositivos móveis, câmaras digitais, entre outros, contribuiu em muito para o recorde registado este Verão, revelou a SIA. As vendas de chips DRAM aumentaram 31,4 por cento desde o ano passado e 7,5 por cento face ao mês de Julho.



Os fabricantes de dispositivos móveis também aumentaram a produção de produtos a contar com a época natalícia, o que levou a um crescimento nas vendas de chips de memória flash NAND, habitualmente presente leitores de MP3 e câmaras.


Para George Scalise, presidente da SIA, a diminuição no preço dos combustíveis é apontada como um factor favorável ao aumento das vendas no sector, numa altura em que "mais uma vez se verifica um forte número de vendas de um largo espectro de semicondutores, o que reflecte mercados saudáveis".


Por outro lado, as receitas provenientes de microprocessadores decresceram 6,8 por cento em comparação ao mesmo período do ano passado, assim como o preço médio dos dispositivos que diminuiu 18 por cento.

Notícias Relacionadas:

2006-09-18 - China inicia produção em massa de micro processadores

2006-09-05 - Vendas mundiais de chips aumentam 11,5 por cento