Recentemente a Logitech anunciou uma consola portátil totalmente focada no gaming via cloud, para serviços como o GeForce Now da NVidia e o xCloud da Microsoft. Mas ficou patente que a consola é direcionada a uma utilização dentro de casa, pois apenas funciona com ligações wireless por Wi-fi, sem suporte a LTE (4G). Uma oportunidade que a Verizon e a Razer prometem querer aproveitar com a revelação da primeira portátil 5G.

Trata-se da portátil Razer Edge 5G, que tem ainda como parceiro tecnológico a Qualcomm, com o seu chip para gaming direcionado a Android: o Snapdragon G3X Gen 1. O objetivo é que a consola faça o stream dos jogos diretamente da cloud, suportando conetividade 5G. Mas também poderá aceder a jogos a serem processados diretamente na consola, pelo que a Verizon deixou antever no seu comunicado.

Relativamente ao processador, este oferece um GPU Adreno, capaz de correr jogos Android a 144 FPS, além de suportar HDR-10. Além disso, suporta Wi-fi 6E para ligações rápidas em casa, assim como 5G para quando decidir jogar em qualquer outro local, recorrendo ao sistema FastConnect 6900.

O Developer Kit, disponibilizado no final do ano passado para suportar o chip da Qualcomm, oferecia um ecrã OLED de 6,65 polegadas, com uma taxa de refrescamento de 120 Hz, controlos e quatro colunas, que correspondem ao protótipo inicial da consola da Razer.

Ainda não são conhecidos mais detalhes da nova portátil em concreto, sendo prometidas mais informações no dia 15 de outubro, durante o evento RazerCon.