A partir de hoje o Skype coloca à disposição dos utilizadores a versão 3.0 do seu serviço de chamadas VoIP e de mensagens instantâneas. Apesar de ser uma versão beta, a terceira edição oferece novas funcionalidades, incluindo as ligações "Click-to-Call", permitindo que os utilizadores façam chamadas para números de telefone comuns enquanto estão online através da ferramenta SkypeOut.



Para além de algumas mudanças no aspecto visual, o Skype 3.0 foi incluída a função Skypecasts e chats públicos, que permitem aos utilizadores participar em conversações e discussões com várias pessoas simultaneamente. Por sua vez, também as transferências de ficheiros entre contractos sofreram melhorias, diz a empresa em comunicado.




As novas funcionalidades foram concebidas a pensar nas utilizações em Firefox e Internet Explorer por forma a garantir "uma experiência melhorada" em ambas as plataformas.



Niklas Zennström, co-fundador da empresa, que agora pertence ao eBay, destacou na passada quarta-feira na conferência Web 2.0 que o Skype está a pensar em novas características de desempenho para a aplicação, entre as quais a possibilidade de colocar ligações nas páginas pessoais dos utilizadores permitindo que os visitantes conversem em tempo real com os autores dos sítios através de um simples clique.



Existe a possibilidade de virem a ser criadas outras ferramentas que possam de alguma forma aumentar as receitas da empresa, provavelmente através de funcionalidades relacionadas com o e-commerce. Este ano são esperados proveitos na ordem dos 195 milhões de dólares, um valor bastante superior aos 60 milhões obtidos em 2005.



O serviço, que conta com perto de 136 milhões utilizadores, já tem a terceira versão disponível, apenas para plataformas Windows, pronta para ser descarregada a partir do site oficial da empresa.

Notícias Relacionadas:

2006-10-29 - Skype e Kazaa desenvolvem canal de televisão online

2006-08-10 - Skype alarga oferta VoIP a terminais móveis