Aconteceu recentemente com o Internet Explorer 8: no mesmo dia em que a Microsoft lançava a versão internacional estava disponível a versão em português de Portugal. No Windows 7 a empresa poderá não se repetir a “proeza”, mas Marcos Santos, responsável pela área de Windows na Microsoft Portugal, garante que a versão portuguesa terá um “lançamento próximo” da versão internacional.

“O processo está bem encaminhado para que a versão portuguesa saia, se não ao mesmo tempo, pelo menos muito próxima da versão original”, adiantou hoje Marcos Santos numa apresentação do novo sistema operativo a jornalistas e bloggers.

A data para o lançamento comercial do Windows 7 ainda não está definida mas rumores apontam para uma antecipação em relação a 2010, marco inicialmente estabelecido. A verdade é que o novo sistema operativo da Microsoft já passou por várias fases de testes e na quinta-feira passada foi disponibilizada a Release Candidate, apenas para técnicos integrados nos programas da Microsoft. Só amanhã os restantes interessados podem descarregar esta nova versão que já será muito próxima do produto final.

Numa tentativa de simplificar o número de versões para os diversos segmentos a Microsoft limitou-se a duas grandes releases no Windows 7: a Windows 7 Home Premium (para utilizadores pessoais) e a Windows 7 Professional(para empresas). Mas depois existem mais 4 “cenários específicos”, com o Windows 7 Ultimate (que também estará à venda em caixa), o Windows 7 Enterprise (só por licenciamento de volume para empresas médias e grandes) , o Windows 7 Starter (vendido apenas a OEM e destinado a netbooks) e o Windows 7 Home Basic, este limitado a mercados emergentes, pelo que não chegará a Portugal.

Qualquer versão do Windows Vista é actualizável para o Windows 7, com as empresas que fizerem a sua aquisição agora (e até Junho) a beneficiarem de um desconto de 15% e acesso directo à actualização do sistema operativo. Já o upgrade a partir do Windows XP é possível mas sem actualização directa das configurações e das aplicações instaladas.

Em Portugal o interesse pelo novo sistema operativo da Microsoft tem sido elevado, tendo sido registados mais de 100 mil downloads da versão beta e distribuídos mais de 10 mil DVDs, em eventos e directamente a clientes. A versão beta contou ainda com 90 beta testers, o que coloca Portugal no topo da lista de países com mais beta testers, segundo a Microsoft.