O primeiro passo para alargar o seu negócio à área de motherboards foi dado pela VIA Technologies com o estabelecimento de uma nova divisão, a VIA Platform Solutions Division (VPSD). A decisão tenta contornar os problemas legais que a acção judicial imposta pela Intel pela alegada infracção de direito de autor com o chipset P4X266 poderá causar à VIA e aos fabricantes de motherboards que lhes comprem este produto.




Ao estabelecer uma divisão de fabrico de motherboards, a VIA assume totalmente as possíveis consequências legais decorrentes de um processo com a Intel e ao mesmo tempo abre um novo mercado ao vender as suas motherboards a fabricantes de segunda linha e integradores. Porém, aparentemente o fabrico das motherboards será entregue a parceiros, embora a sua concepção seja feita na VIA.




Os novos produtos da VPSD vão abranger não só os computadores pessoais e servidores, mas também outro tipo de equipamentos, como set-top boxes e Web pads. As motherboards deverão estar à venda ainda em Outubro.

Notícias Relacionadas:

2001-09-10 - Intel e Via Technologies com processos judiciais cruzados

2001-08-20 - Intel adverte fabricantes para não usarem o novo chipset da Via