Ultrapassando as barreiras da limitação do System Management Software no inventário e distribuição dos sistemas não-Windows, a Microsoft e a Vintela anunciaram ontem a assinatura de uma série de acordos comerciais e de licenciamento de tecnologia. A Microsoft assumiu também uma participação minoritária na Vintela, marcando o seu empenho no desenvolvimento desta tecnologia.



A solução da Vintela, a Management Extensions (que integra a Vintela Integration Architecture), garante a gestão de parques de máquinas multiplataforma, permitindo aos gestores de sistemas ter uma visão e controle equivalente dos servidores e computadores Unix, Linux, Mac e Java, explica-se em comunicado.



Esta solução funciona em conjugação com ferramentas da Microsoft como o System Management Software, Active Directory, Group Policy e SFU e ultrapassam a clara limitação que estas detinham ao não reconhecer e integrar as plataformas não-Windows. Segundo afirmou ontem Bill Gates, as empresas gerem sistemas cada vez mais heterogéneos e existia a necessidade de alargar as competências do SMS a estas plataformas.



A Vintela trabalha já há algum tempo com a Microsoft mas estes acordos agora assinados marcam uma maior proximidade entre as duas empresas.



Para o primeiro semestre de 2005 a Vintela tem previsto o lançamento do Vintela Systems Manager (VSM) que integrado com o Microsoft Operations Manager (MOM) 2005, ontem anunciado, permitirá aos departamentos de sistemas de informação gerir nativamente equipamentos Unix, Linux e Mac OS X. Este novo sistema vai demonstrar a distribuição de pacotes de gestão do MOM para sistemas Unix e a recepção de alertas relevantes de alterações nesses sistemas.



Alargando a área de gestão de sistemas e alertas, a Vintela irá permitir a centralização destas ocorrências para os departamentos de IT, ajudando a garantir os investimentos realizados em ambiente multiplataforma.



Notícias Relacionadas:

2004-11-16 - Redução da complexidade na base dos novos anúncios da Microsoft


2004-11-16 - Dell e Microsoft apostam em ferramenta conjunta de gestão integrada para servidores