A Vodafone ainda não dá detalhes sobre datas, mas confirma que Portugal está incluído no leque de países europeus onde a operadora conta lançar o telefone ontem apresentado pela Google, o Nexus One, confirmou ao TeK fonte oficial da empresa.

Na informação divulgada ontem já tinha sido revelado que o Nexus One chega à Europa na próxima primavera. A Vodafone Portugal confirma a previsão e acrescenta que a operação local está inserida nos planos de lançamento que levaram a operadora a fazer um acordo de distribuição com a Google para a região europeia.

Embora esta possa não ser a única forma do equipamento chegar aos consumidores portugueses - e provavelmente não será mesmo -, é para já a única confirmada.

O lançamento do Nexus One ontem à tarde pôs fim a meses de especulação e marcou a entrada da empresa dona do motor de pesquisa mais popular do mundo no mercado dos telemóveis.

O primeiro passo já tinha sido dado com o lançamento do sistema operativo móvel Android - já à disposição em várias marcas de smartphones - e a estratégia ganha agora nova forma com o lançamento do Nexus, fabricado pela HTC, mas que terá - juntamente com um modelo de parcerias - venda directa pela Google através de uma loja online, que para já só funciona nos Estados Unidos, Reino Unido, Singapura e Hong Kong.