A Check Point Research identificou vulnerabilidades nos descodificadores de áudio utilizados pela Qualcomm e MediaTek, consideradas duas das maiores fabricantes de chips para smartphones. A especialista em cibersegurança afirma que se as vulnerabilidades não tivessem sido corrigidas, permitiriam a um hacker aceder remotamente a ficheiros multimédia e conversações via áudio.

A empresa estima que mais de dois terços dos smartphones em todo o mundo ficaram vulneráveis durante algum momento. A investigação determinou que o código vulnerável tem por base o código partilhado pela Apple há 11 anos. As vulnerabilidades foram identificadas no Apple Lossless Audio Codec (ALAC), também conhecido por Apple Lossless.

O ALAC é um formato de codificação de áudio desenvolvido pela Apple Inc. e apresentado pela primeira vez em 2004 para compressão de informação áudio digital sem perdas. Este software foi colocado pela Apple em código aberto em 2011, sendo o ALAC incorporado em muitos equipamentos e programas de áudio de terceiros, incluindo os sistemas Android, assim como leitores e conversores de media do Windows e Linux.

A especialista diz que a Apple tem atualizado a sua versão proprietária do descodificador, corrigindo as suas falhas de segurança. No entanto, o respetivo código partilhado não é corrigido desde 2011, que era utilizado nos descodificadores da Qualcomm e MediaTek. Ambas as empresas já corrigiram as respetivas vulnerabilidades em dezembro de 2021.

“Descobrimos um conjunto de vulnerabilidades que poderiam ser utilizadas para execução remota e concessão de privilégios em dois terços dos dispositivos móveis de todo o mundo. E as vulnerabilidades eram de fácil exploração. Um cibercriminoso poderia enviar uma música (qualquer ficheiro multimédia) e assim que reproduzido pela potencial vítima, poderia ser injetado código malicioso no serviço de reprodução”, explicou Slava Makkaveev, Reverse Engineering & Security Research, da Check Point Research.

No seu diagnóstico e prova de conceito, a empresa conseguiu roubar a stream da câmara do smartphone. Os vídeos e os áudios são considerados as informações mais sensíveis guardados no smartphone, que poderiam ser roubados através desta vulnerabilidade. A Check Point diz que vai partilhar detalhes técnicos das suas conclusões na conferência CanSecWest em maio.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.