O consórcio World Wide Web (W3C) anunciou que pretende criar um novo standard do formato HTML e melhorar as especificações do XHTML.



Neste sentido, a organização criou um novo grupo de trabalho, o W3C HTML Working Group, no qual se incluem não só nomes como a Apple, Mozilla, Opera e Microsoft, como também a outras entidades responsáveis por aplicações de navegação online e criadores de soluções. O objectivo é que todos trabalhem em conjunto na criação da nova versão da linguagem HTML.



De acordo com o comunicado enviado pela organização à imprensa, "chegou a altura de rever o standard e ver o que se pode fazer para que este responda às necessidades da comunidade". No mesmo documento, os responsáveis pelo W3C afirmam que depois da disponibilização do HTML 4 em 1997, o consórcio voltou-se para formatos baseados em XML, denominados XHTML dados os benefícios que este trazia. Contudo, a adopção deste formato por parte das empresas responsáveis por browsers de navegação online foi lenta, tal como o suporte prestado pelas criações de designers de conteúdos.



De forma a contrariar esta tendência, a meta traçada por todos os participantes na associação é a introdução de novas funcionalidades ao formato HTML, renovando as suas capacidades.



Por outro lado, o W3C salienta a importância, entretanto demonstrada, pelo formato XHTML em sectores tão distintos como o mercado móvel, aplicações empresariais e software de blogs, entre outros. Desta forma, faz parte dos objectivos da associação dar inicio ao desenvolvimento do XHTML 2.0, mantendo-o o mais genérico possível e compatível com outros standars anteriores como o XForms.

Notícias Relacionadas:

2006-10-18 - W3C cria iniciativa para uma navegação online mais segura