A parceria foi anunciada esta semana e tira partido da capacidade de computação do Watson e do enorme volume de informação de investigação e apoio aos doentes que tem sido colecionado pela organização sem fins lucrativos americana.
O Watson consegue analisar grandes volumes de dados, sejam eles dados estruturados e não estruturados, em notas clínicas e relatórios, assimilando essa informação e disponibilizando-a ao médico num formato correlacionado que lhe dá o poder de selecionar o melhor caminho para o tratamento do tratamento, agindo preventivamente perante as dúvidas próprias da doença
A American Cancer Society começou a utilizar o sistema da IBM para analisar cerca de um século de informação sobre esta doença, uma base de trabalho composta por cerca de 14.000 páginas em 70 tópicos diferentes de cancro, bem como dados sobre os riscos, tratamentos e indicações para prevenção.
Com esta tecnologia, a organização americana sem fins lucrativos abre uma nova era no tratamento do cancro, permitindo que os médicos tenham acesso ao uma fonte de informação fidedigna sobre a doença, mas também possam desenvolver novos mecanismos de interação com os seus pacientes, nomeadamente apps personalizadas que poderão ser um importante elo de ligação, complementando o acompanhamento feito nas consultas semestrais ou anuais, muitas vezes insuficiente.
O Watson da IBM pode desta forma dar um importante contributo para a luta contra o cancro, uma doença que não pára de crescer a nível mundial. De acordo com o último relatório do Instituto Nacional de Estatística, em 2013 o cancro foi a segunda causa de morte em Portugal. No total, em 2013 morreram 25.920 pessoas de cancro, o que representa 24,3% da mortalidade no país, mais 162 mortes que no ano anterior.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Game Awards: Astro Bot conquistou quatro prémios incluindo Jogo do Ano -
Site do dia
Estamos sozinhos no Universo? Pergunta foi a base do projeto SETI há 40 anos -
App do dia
Task Kitchen: a app que transforma listas de tarefas em agendas eficientes -
How to TEK
Mantenha as apps e jogos Android atualizados para evitar vulnerabilidades
Comentários